A história da primeira bicicleta motorizada
Quando Sylvester Roper, um senhor de 73 anos, apareceu em uma pista de corridas de bicicletas em Boston, em cima de sua máquina – uma bicicleta motorizada movida a vapor d’água (“steam-powered”) – os jovens pilotos riram da sua cara.
Ali estava um velho senhor querendo correr, pilotando uma máquina estranha, pela pista de Charles Park, que tinha 1/3 de milha (550 metros). Foi então que, depois de alguns segundos de corrida, todos os pilotos perceberam que Roper pilotava algo incrível.
Neste dia – primeiro de junho de 1896 – Roper completou 3 voltas ao redor da pista com sua bicicleta motorizada movida a vapor d’água em pouco mais de 2 minutos, com uma velocidade média de 30 mph (50Km/h). Então ele tentou ir ainda mais rápido. Na semana anterior, ele completara uma milha de distancia em Dorchester Avenue com uma velocidade média de 40 mph (66Km/h). O velhinho não era de brincadeiras, era corajoso, até demais.
O jornal “Boston Daily Globe” reportou o trágico evento que acontecera durante seu desempenho:
“A máquina estava voando, numa velocidade nunca antes vista, quando um espectador notou que sua bicicleta estava instável. A roda dianteira estava bamba e então o veículo foi arremessado, subitamente, da pista para as areias ao redor, jogando o piloto e capotando. Todos correram para salvar o inventor/piloto, que estava estirado, sem movimentos, embaixo da roda. Quando o tocaram, perceberam que ele estava morto.” A matéria continua: “ Dr. Welcott foi chamado e depois de examinar o corpo, deu sua opinião de que Roper já estava morto antes mesmo de deixar a pista.”
Depois foi anunciado que Roper havia falecido de um ataque cardíaco. Roper deixou pra traz um legado de bicicletas movidas a vapor, que durou quase 3 décadas.
Sua primeira bicicleta motorizada, que esta em exibição no “Smithsonian Institution”, foi construída em 1869, quase 20 anos antes da criação das bicicletas motorizadas a combustão interna de Gottlieb Daimler.