Diferenças entre óleo 2T Sintético e Mineral
SINTÉTICO OU MINERAL?
O óleo mineral, como o seu nome já diz, é oriundo da prospecção do petróleo. Através do refino, o óleo base mineral, é aditivado para a formação dos óleos disponíveis. O óleo sintético tem sua base “sintetizada” ou seja, feita em laboratórios, sem a necessidade de utilizar a base mineral.
A grande diferença entre estes dois óleos é
a capacidade da manutenção da estabilidade do produto por mais tempo. Teoricamente, o óleo sintético mantém a sua estabilidade por mais tempo do que o óleo mineral.
Mas, existe nesta relação algo que deve ser levado em conta: a nossa gasolina não é de qualidade como a de outros países. Há uma mistura com o álcool para elevar, forçadamente, a sua octanagem. Mesmo a gasolina especial não é completamente pura. Dentro da câmera de combustão há a lubrificação do óleo.
Esta gasolina, de baixa qualidade, gera o aparecimento de substâncias que fazem com que a estabilidade conseguida com o óleo sintético não seja tão efetiva, diminuindo a capacidade de lubrificação.
O óleo sintético, embora de grande qualidade, tem algumas características lubrificantes que, as vezes, podem ser prejudiciais a determinados motores de motocicletas reduzindo a vida útil dos mesmos.
Alguns fabricantes nacionais não aconselham o uso do óleo sintético em seus motores. Há ainda o óleo semi-sintético. Estes óleos possuem em sua base um combinado de sintético e mineral atingindo um meio termo na composição do lubrificante entre os dois tipos de compostos.
Por Renilson Leite
Texto de Carlos Mayer – Niterói – RJ / Comunidade Bicimoto -Bicicleta Motorizada no Orkut.