Lowriders – Mais do que simples bicicletas
Uma Lowrider é uma bicicleta personalizada ao extremo, com grande distância entre eixos e o estilo inspirado nos carros americanos Lowriders.
Estas bicicletas apresentam muitas alterações como por exemplo, selim banana bastante curvado com sissy bar, guidão no estilo ape hanger bastante alto e inclinado para cima como os usados nas motos Harley Davidson, abusam nos cromados, veludos e as rodas possuem em média o dobro dos raios em relação às bicicletas convencionais, garfos cromados e longos e pneus banda branca completam o visual Lowrider…
Sheldon Brown, famoso mecânico de bicicletas americano e especialista técnico nessa área, escreveu sobre as Lowriders o seguinte: “Elas são construídas como um mero exercício de estilo, sem uma real preocupação com as qualidades de dirigibilidade. Na verdade, algumas delas, não são guiáveis porque o pedivela está tão perto do chão que os pedais não conseguem executar uma volta completa sem tocar no chão”.
As bicicletas usadas como base.
Alguns fabricantes de bicicletas são particularmente populares entre os construtores de Lowriders.
A mais conhecida delas é a americana Schwinn com a Sting Ray, mas também são muito utilizados os modelos da australiana a Malvern Star com o seu quadro longo tipo dragster e ainda a Dragstripper da Iverson, que com o seu longo logo caiu no gosto dos Lowriders.
As novas tendências das Lowriders também estão relacionadas com as evolução das Cruisers Bikes. Hoje em dia já possível encontrar à venda ou mesmo mandar fazer por encomenda, Lowriders únicas.
Aqui no Brasil o movimento em torno de bicicletas Lowriders ainda é relativamente novo. Alguns artesãos fabricam este tipo de bicicleta em São Paulo, no Rio de Janeiro e alguns estados do Sul.
É interessante mencionar que muitos dos modelos permitem a instalação de kits de motores. Assim o feliz proprietário terá não apenas uma bicicleta de características únicas mas motorizada.
Estou construindo uma Lowrider motorizada. A motorização escolhida foi a de 80 cc 2 Tempos da Bicimoto devido ao grande torque em baixas rotações e à facilidade de manutenção.
Detalhe do garfo utilizado
Este garfo afasta a roda dianteira em 23cm em relação a uma bicicleta convencional deixando-a com maior distância no entre eixos. Isso refletirá em menor altura em relação ao chão além de grande conforto ao rodar. A mola em conjunto com os dois braços articulados funciona como uma suspensão rústica porém eficaz.
Aqui o garfo já instalado em definitivo no quadro em roda de alumínio com raiação inoxidável e pneus Kenda Flame nas medidas 26″ x 2,25.
Aqui dá para ter uma noção de como o entre eixos foi aumentado. A coroa do kit Bicimoto já está devidamente instalada esperando para receber a corrente de transmissão heavy duty.
Acredito que o maior entre eixos aliado à menor altura do condutor em relação ao chão tornarão esta Lowrider motorizada muito gostosa de pilotar. Em breve ela receberá o guidão ape hanger, tanque de combustível, motor, pedivela e selim e será testada… Aguardem mais fotos e novidades para breve.
Olá, gostaria de saber onde posso comprar uma bicicleta Lowrider em São Paulo, muito obrigado.