Bicicleta Motorizada

4 anos às voltas com Bicicletas Motorizadas

A primeira: 50cc 2 tempos

E lá se vão 4 anos desde o dia que comprei minha primeira bicicleta motorizada… A primeira foi uma 50cc 2 tempos montada em um quadro beach cruiser simples, freios V-brake sem qualquer luxo como para lamas, retrovisores, freio a disco etc. Isso em 23 de Novembro de 2008… Naquela época aqui na minha cidade a minha bicicleta motorizada foi a primeira a aparecer. Raramente conseguia andar mais do que 3 ou 4 quadras sem ser interpelado pelas pessoas com perguntas como: – Quanto custou? Onde vende? Corre muito? É fácil de pilotar? E até acreditem: – Posso da uma volta? (acho que não heheheh)

Esta foi a primeira:

 

 

 

 

 

 

 

 

Confesso que não tive muita dificuldade em instalar o kit com um mínimo de ferramentas e um pouco de conhecimento de mecânica não demorei mais do que 4 ou 5 horas para terminar a instalação do kit. Isso em boa parte mérito do próprio kit que comprei na Bicimoto na ocasião. Vem com todo o material necessário incluindo motor, suportes, porcas e parafusos, tanque, transmissão e cabos…

O tempo foi passando e o que eu imaginei fosse um “brinquedo” acabou se tornando meu principal meio de transporte. O consumo em torno dos 55 – 60 Km/l com certeza teve grande peso nesta questão.

Ai comecei a inventar moda… Ahhh preciso de para lamas, um descanso, um bagageiro, velocímetro, retrovisores, buzina, um selim mais confortável, dínamo… E aos poucos comecei a equipar minha bicicleta motorizada de 50cc 2 tempos até que chegasse a este ponto.

Estamos no final de 2012 e a minha 50cc 2 tempos está comigo até hoje. Outro quadro, outro visual, mais de 25.000 Km rodados e muitas histórias. O que começou como uma brincadeira acabou se tornando imprescindível no meu dia a dia, momentos de laser e até pequenas viagens.

A segunda: 50cc 4 tempos

Lá pelo final de 2009, início de 2010 a Bicimoto anunciou na página de e-commerce kits de motores de 50cc 4 tempos e bicicletas motorizadas de 4 tempos montadas. O anúncio mexeu comigo… Embreagem automática, partida por pull start, motor 4 tempos com refrigeração forçada… Pensei na hora… Tenho que comprar um destes… A foto abaixo vale mais que mil palavras…

 

 

 

 

 

 

 

 

A Bicimoto mais uma vez foi pontualíssima na entrega e tal e qual o kit de 2 tempos este de 4 tempos trazia dentro da pequena caixa tudo que eu precisava para montar minha primeira bicicleta motorizada de 4 tempos.

O tempo de montagem foi menor do que o do kit de 2 tempos. O primeiro motivo o sistema de encaixe do motor por bandeja regulável, o segundo a ausência de embreagem e o terceiro minha experiência montando o kit de 2 tempos.

Novamente optei por uma bicicleta beach cruiser comum. Desta vez vermelho metálico… Em 2 no máximo 3 horas puxei a cordinha do pull start pela primeira vez e fiquei maravilhado com o som encorpado do 4 tempos. Esta então conseguia chamar ainda mais a atenção do que a primeira. Pelo tamanho do motor, o som peculiar que emite e o fato de que talvez a grande maioria desconhecesse motores de 4 tempos em forma de kit para bicicletas. Os amigos rapidamente a apelidaram de Gisele em alusão a Gisele Bündchen… Onde que que eu parasse logo se formava uma roda de curiosos.

A mesma vontade que tive de equipar a bicicleta motorizada de 50cc 2 tempos se abateu sobre a 50cc 4 tempos. Desta vez não queria tantos acessórios, queria uma motorizada mais limpa e com aptidões “off road”. A primeira mudança foram os pneus, de street para pneus com cravos.

 

 

 

 

 

 

 

 

A segunda e a terceira foram a instalação de freio a disco na dianteira e uma suspensão…

 

 

 

 

 

 

 

 

O primeiro “test drive” com a 4 tempos (isso com uns 650 Km rodados) Uma viagem entre Niterói onde resido e Saquarema por uma estrada de terra conhecida por Litorânea. Viajei sozinho, desconfiado por colocar minha bicicleta motorizada em uma aventura de mais de 130 Km por estradas ermas… Mas a viagem foi um sucesso. Sai de casa com o tanque cheio (2,5 Lts) e voltei para casa com algo entre 300 e 400 Ml de gasolina… Uma ótima média considerando a dificuldade do terreno, o piso variando entre areia e terra e o forte vento contra na volta para casa.

E as bicicletas motorizadas se tornaram minha paixão. Cheguei a montar ainda uma 80cc 2 tempos e mais uma 50cc 4 tempos em versão street. Em determinado momento tinha 4 delas na garagem. Muitos me chamaram de louco e muitos destes hoje andam de bicicleta motorizada comigo.

Considero-as uma das invenções mais interessantes do século. Um kit completo que em poucas horas motoriza a sua bicicleta. Você pode ir para o trabalho, usá-la para entregas, viajar e passear nos seus momentos de lazer. Depois de amaciadas passam fácil dos 60-65 Km/l e isso representa uma tremenda economia de dinheiro já que na grande maioria das vezes é mais barato andar de bicicleta motorizada do que de ônibus sem falar no baixo custo como um todo.

Pensam que a história acabou aqui? Negativo… O próximo passo é montar mais uma. Só que desta vez com o kit elétrico da Bicimoto… Aguardem para breve as aventuras a bordo de uma e-bike….

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *