Bicicleta Motorizada Cubana – Conheça a Riquimbilis!
A fascinação do homem pela bicicleta e a vontade sem limites de motorizá-la é cruelmente demonstrada na ilha de Cuba. Os graves problemas de transporte em Cuba fizeram com que surgissem as Riquimbilis. Apesar do nome gracioso, as Riquimbilis são bicicletas motorizadas feitas em casa, com o que se tem a disposição. Sendo assim, cada Riquimbili é única. Dos mais variados designs, se é que alguém que as construiu tem alguma noção do que significa a palavra design, todas compartilham de uma mesma característica: são muito, muito barulhentas.
As Riquimbilis traduzem a fio o ditado de que “a necessidade é a mãe de todas invenções”. Cubanos, de todas as idades, esperam horas por um serviço irregular de ônibus. Muitas vezes, ir a pé consome menos tempo e paciência.
Como uma solução parcial ao problema, a mente criativa dos que sofrem com o péssimo transporte público fez surgir a nossa inconfundível “home-made” bicicleta motorizada. São bicicletas chinesas, motorizadas por qualquer equipamento capaz de fazer o serviço. Muitas são feitas de motores de serra-elétrica, bombas d’água, geradores elétricos e, na maioria dos casos, a potência para funcioná-las advém de antigos tanques soviéticos. Os tanques de gasolina são geralmente feitos de garrafas plásticas de refrigerantes.
As bicicletas motorizadas cubanas não servem apenas para transportar pessoas, mas também pequenos itens, como mantimentos e outros de necessidade pessoal. Estima-se que estas bikes ultrapassem 65 milhas por hora, algo em torno de 100 km/h. Muitos “ciclistas” mostram no corpo a ferocidade das bicicletas motorizadas. As cicatrizes são comuns entre os que possuem uma Riquimbili. Como você pode imaginar, as corridas tornaram-se um entretenimento perigoso para seus proprietários.
Quando for a Cuba procurando ouvir aquela música tradicional, sedutora e charmosa, típica da ilha, cuidado. O som que predomina é o ronco dos motores das Riquimbilis, que na verdade constroem uma sinfonia da poluição sonora, já que cada uma faz o seu barulho, devido ao uso dos mais variados tipos de motores. As Riquimbilis já entraram para o hall da fama da cultura musical de Cuba.
Agora pare pra pensar. Analisando a situação de fora, sem estar incluso nela, pode-se até chamar as Riquimbilis de exóticas, transporte alternativo único da ilha de Fidel. Porém, estas bicicletas motorizadas são perigosas e a necessidade de se construir uma é um grave problema.