Bicicletas Chopper Motorizadas
Antes de falar em bicicletas vamos conhecer a origem das motocicletas chopper…
Quando a 2ª guerra mundial terminou e os soldados americanos voltaram para casa ficou latente para eles o quão pesadas eram as motos americanas se comparadas às europeias que eles pilotaram durante a guerra. Assim muitos começaram a personalizar suas motocicletas retirando tudo que não fosse absolutamente necessário em suas Harleys dai o termo chopper (cortar, retirar).
Além de aliviar tremendamente o peso e melhorar a dirigibilidade as choppers se diferenciavam totalmente das outras motos o que lhes dava status. Enfim estas alterações transformavam as pesadas Harleys em motos mais leves e únicas.
No começo a retirada de paralamas e acessórios considerados “desnecessários” bem como a utilização de escapamentos mais abertos bastava… Mas logo em seguida buscando níveis de personalização ainda maiores eles começaram a cromar peças, fabricar tanques em forma de gota e utilizar garfos mais longos que eram perfeitos para as intermináveis highways americanas… Assim nasciam as Choppers…
A indústria de bicicletas vendo as imponentes motocicletas cheias de cromados e personalização resolveram investir neste filão e a Schwinn Bicycles foi a primeira a investir no filão. Elas se tornaram uma febre nos EUA.
A Schwinn já fabricava bicicletas imponentes com réplicas de tanque de combustível que lembravam em muito as Harleys… Veja este anúncio de época…
Mas os fãs da marca queriam mais, queriam que suas bicicletas se parecessem com as choppers que eram vistas andando nas ruas e estradas americanas. Então a Schwinn lançou a Orange Krate que se aproximava muito mais das Harleys customizadas…
Roda pequena na dianteira, grande na traseira, guidom mais alto e mais aberto, garfo maior e reforçado, sissy bars (“santantônio”) e banco banana… O sucesso foi imediato e as bicicletas chopper definitivamente caíram no gosto da meninada.
Mas sabe como é… Existiam bicicletas motorizadas como as Whizzer que eram tão “caretas” como as Harleys originais… Então porque não instalar um motor em uma bicicleta chopper?
Em 1950 este era o visual de uma Whizzer original de fábrica…
Parecia pesada e cheia de enfeites demais para uma chopper não acham? Então os jovens começaram a depená-las tal e qual os adultos faziam com suas Harleys e o visual ficou assim…
Tudo que era considerado “desnecessário” era retirado. Bagageiro, estojos de ferramenta, para barros, carenagens e no lugar dos pequenos tanques de 2 ou 2,5 litros eram instalados tanques de motos antigas como Norton e Indians comprados em ferro-velho… Estas Whizzer da década de 50 ficaram conhecidas como as primeiras bicicletas motorizadas chopper da história. O engraçado é que algumas destas choppers da Whizzer eram tão valorizadas que chegavam a custar mais do que Whizzers zero Km…
Quando as Whizzers deixaram de ser fabricadas o mercado americano de bicicletas motorizadas não se apertou. Na falta de Whizzers zero começaram a motorizar suas bicicletas com motores de 50 e até 100cc retirados de motocicletas, cortadores de grama, bombas d’água, geradores portáteis e o que mais estivesse à mão.
Enquanto isso na Europa proliferavam ciclomotores Velosolex e Morini, scooters Vespa e Lambreta mas seus motores não se prestavam a construção de choppers…
Os chineses no esforço de reconstrução pós guerra começaram a desenvolver motores de 2 e 4 tempos específicos para motorização de bicicletas. Vinham em forma de kit e possuíam todo o necessário para transformar uma bicicleta comum em uma bicicleta motorizada.
Sem as Whizzer a solução foi partir para motorizar bicicletas com os kits chineses…
O modelo favorito para estas transformações eram os modelos da Schwinn que já vinham “prontos” de fábrica bastando instalar os kits para que uma bicicleta motorizada virasse uma chopper em pouco tempo.
Aqui uma Schwinn Stingray motorizada… Livre de acessórios, aros vermelhos e pneus de banda branca ela se aproximava muito das choppers e bobbers da época… A motorização deste tipo de bicicleta virou então uma verdadeira febre…
Modelos de 2 tempos
Modelos de 4 tempos…
E até modelos feitos com motores estacionários…
Hoje com a facilidade dos kits de motorização em diversas configurações e uma grande variedade de peças e acessórios a venda no mercado a instalação de motores em bicicletas chopper está cada mais mais sofisticada nos EUA. Acessórios como freios a disco hidráulicos e mecânicos, pneus traseiros cada vez mais largos, kits de óxido nitroso (Nos), tanques cromados ou personalizados para todos os gostos e bolsos…
Outra…
E quando os modelos a venda no mercado não agradam aos mais exigentes bicicletas são especialmente fabricadas em oficinas de fundo de quintal com resultados surpreendentes…
Pneus cada vez mais largos, rodas e raiação trabalhadas…
Cada vez mais as bicicletas motorizadas chopper se aproximam das motocicletas chopper…
Que fique registrado que apesar da indiscutível beleza destes modelos o baixo centro de gravidade aliado ao longo garfo tornam estas choppers lentas nas manobras e pesadas. Mas para andar devagar curtindo a paisagem ou encarar uma estradinha asfaltada são o que há de melhor em termos de conforto… Difícil será passar despercebido com uma destas…