Bicicleta Motorizada

De volta ao começo

Aos 11 anos de idade meu pai presenteu-me com uma Velosolex, ciclomotor ícone dos anos 70. Foi, sem dúvida, a realização de um grande sonho. Deslocar-me pela cidade não era mais problema em dias de sol ou de chuva, acreditem.

Começou naquele dia a minha vida de motociclista que, 42 anos depois, ainda perdura. A Velosolex se gastou e parcialmente se desfez. Seus “restos mortais” acompanharam-me por toda a minha vida como se fossem tributos à minha adolescência. Décadas depois “exumei” de todas as oficinas existentes na cidade todas as peças que  por lá estavam abandonadas e enferrujadas. Enfim, pessoalmente, devolvi à vida, após caprichosa restauração, a tão querido e significativo veículo que tive em uma das melhores fases de minha vida.

A Velosolex toda desmontada e em processo de restauração

 

 

 

 

 

 

 

 

A Velosolex restaurada e funcionando

Carinhosamente guardada lá ficará para contar aos meus netos como tudo começou. As peças se tornaram difíceis e usá-la como veículo de trabalho, no dia-a-dia, não seria indicado.

O tempo passou e as motocicletas foram crescendo na garagem. O carro – apenas para viajar com a família – ou, a contra-gosto, em dias chuvosos. Meu dia-a-dia sempre foi sobre duas rodas em motocicletas de todos os modelos e cilindradas. Viajei muito, fiz muitos amigos e participei de inúmeras e incontáveis aventuras. Permiti, apenas, que a bicicleta fizesse parte deste cenário, vez por outra, passeando com os filhos em busca de entretenimento e saúde.

Quem anda de motocicleta sente o cheiro de cada lugar. Percebe o frio, o cheio do mar, de floresta, de churrasco à margem da estrada. Estas sensações sinto até hoje ao andar de motocicleta. Sempre remetem-me aos meus 11 anos, feliz da vida, em cima daquele ciclomotor francês com motor sobre a roda dianteira.

Mesmo assim a idade chega. Compromissos, responsabilidades, atenção à família… Imaginamos que muitas coisas boas que passamos não nos acontecerão de novo.

Entre motocicletas e ciclomotores modernos, todos com motores 4 tempos, comecei a ver em anúncios de bicicletas motorizadas ou o kit de motorização para a ser instalado em uma bicicleta.

Observei por mais de um ano sem, entretanto, ver de perto como era feita. Passei então a pesquisar mais e mais. Mas havia dúvidas sobre esta forma de motorizar a bicicleta. Seria durável? Problemática? Não seria um complicada a adaptação, apenas com o objetivo de venda, sem qualquer serventia e condenada, passada a novidade, de ser esquecida em um canto qualquer?

Continuando minha pesquisa achei o Fórum bicicleta motorizada (www.bicicletamotorizada.net). Li todas as mensagens, sugestões técnicas e solução de pequenos problemas. Procurei por clientes insatisfeitos e não os encontrei. Apenas reclamações que me pareciam ser mais frutos de uma montagem carente de capricho e atenção. Fui mais longe ainda. Pesquisei fóruns do exterior e percebi que a motorização de bicicletas é algo sério e muito difundido. Projetos muito bem elaborados resultam em verdadeiras obras de arte reproduzindo motocicletas do início do século passado que, na verdade, não passavam de bicicletas motorizadas. O mais interessante é que a motorização utilizada pelas bicicletas motorizadas “estrangeiras” é a mesma oferecida aqui no Brasil e com preços bastante convidativos.

Resolvi, então, pagar para ver. Comprei um motor de 80cc 2 tempos. Queria sentir de novo aquele cheiro de óleo queimando com gasolina. Roupas com este cheiro que para mim soam como o perfume da minha adolescência.

Parecia uma criança esperando o Papai Noel na janela. Ligava para o fornecedor para saber quando chegaria e qual era o número do envio para poder rastreá-lo. Comprei também um quadro de bicicleta mais reforçado, montado exatamente como achei que deveria e com os equipamentos que julguei necessários.

Chegou o motor!!! Abri a caixa, olhei peça por peça… mas, cadê a bicicleta? A danada da bicicleta não tinha chegado. Por ironia do destino, adquirida em loja longe de minha cidade, teve problemas com a transportadora e atrasou muito a sua entrega. Confesso que foi difícil esperar. Creio que minha adolescência aflorou junto com toda a sua ansiedade.

Enfim, mãos à obra. Tudo pronto para começar a montagem. Bicicleta pendurada e a caixa do kit sob a mesa de trabalho.

Testando o motor no quadro

 

 

 

 

 

 

 

Dentro da caixa do Kit vem o motor e tudo o mais que você precisa para montar a sua bicicleta motorizada. Tudo mesmo! Você precisa apenas de um jogo de chaves de boca/estria, chave de parafusos e fita isolante e é claro,  elas devem ser acompanhadas de atenção, carinho e bom senso durante montagem.

Com a calma conseguida e o tempo disponível montei minha bicicleta motorizada em 10 dias. Creio que fiz um bom trabalho. Fiz, eu mesmo (isso tem uma importância enorme) a minha bicicleta motorizada!

Tudo pronto e conferido. É hora de ver o resultado. Gasolina e óleo previamente misturados e a seguir colocados no tanque. Bom, vou dar apenas uma pequena voltinha, se ela pegar… pensei…

Gasolina aberta, afogador puxado, 3 pedaladas, embreagem solta e…. e…. e… ela pegou!!!!! Eu montei uma bicicleta motorizada, sozinho e ela pegou de primeira!!!! Por via das dúvidas como manda o manual, aguardei seu aquecimento para dar a voltinha que tanto desejava.

A voltinha resultou em um passeio de 40 quilômetros que me fez voltar com um sorriso de orelha a orelha! Virei criança de novo, será? Fiz uma conferência em tudo que fiz na montagem e não havia nada a fazer. Já estava anoitecendo. Fui dormir com a sensação de uma criança, querendo dormir logo para amanhecer rápido e poder andar na de novo, no dia seguinte! Será possível?

Sim, é possível! Uma criança de 52 anos!  No dia seguinte, bem cedo,  lá estava eu e a minha bicicleta motorizada para mais um pequeno passeio que aumentou muito de tamanho resultando em voltar para casa pedalando. Com tanta vontade de andar não coloquei gasolina e fiquei sem ela a 3 quilômetros de casa!

Fiquei surpreendido com o motor e seus resultados. Mordi minha língua diante da operação de todo o Kit e com a minha capacidade de realizar este intento. Está sendo uma experiência incrível. Eu mesmo montar o meu veículo com um custo bastante baixo. Uma grande opção de divertimento e de transporte pois substituo a motocicleta pela bicicleta motorizada driblando todos os problemas de trânsito e estacionamento.

Ela é um veículo singular. Por ter sido montada por mim, não há outra igual. Cada um monta a sua da forma que mais lhe convém fazendo com que cada motorizada tenha sua personalidade própria.

Por falar em montar já iniciei um novo projeto de montar outra, completamente diferente em tudo, inclusive na motorização que também é oferecida com motor 4 tempos. Em breve estará pronta.

Mas o mais importante foi que pude provar mais um pedacinho de minha juventude. Sentir o cheiro de cada lugar, o barulho do motor dois tempos e seu inconfundível cheiro do funcionamento.

Já pensei em apresentar minha bicicleta motorizada para a restaurada e veterana Velosolex. Mas creio que não será boa idéia. Ela poderá morrer de ciúmes!

Minha bicicleta motorizada pronta…

 

 

 

 

 

 

 

Agradeço ao amigo Budget pela preciosa contribuição.

 

 

 

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