Bicicleta Elétrica

Bicicleta elétrica precisa de carteira? Tire suas dúvidas aqui

A Bicicleta Elétrica é um meio de transporte caracterizado por ter um motor elétrico em uma das rodas e uma bateria de lithium de última geração.

Ademais, a história das bicicletas começa em 1920, quando os veículos começaram a circular nas ruas.

Nesse sentido, como as crianças não podiam estar nas ruas com veículos, a bicicleta foi criada inicialmente para atender o público infantil, que não podia dirigir.

Com isso, surgem diferentes modelos de bicicletas, em formato de foguete, avião, visando chamar a atenção de crianças e adolescentes.

Além disso, com o tempo a tecnologia continuou avançando, e já que todas as pessoas não podiam ter um veículo como um carro, a bicicleta passou a ser um meio de transporte também de adultos.

E com isso, as tecnologias surgiram buscando aproximar a bicicleta de outros meios de transporte.

Por isso, surgiram a Bicicleta Elétrica, uma bicicleta tradicional, como motor, desempenho de potência, velocidade e bateria.

A seguir, você poderá tirar todas as suas dúvidas sobre a Bicicleta Elétrica.

Bicicleta elétrica precisa de carteira

Quanto custa para tirar a carteira ACC?

A ACC significa – Autorização para Condução de Ciclomotores e precisa ser tomada por condutores de bicicleta Elétrica.

Desse modo, funciona como uma habilitação para aqueles que desejam conduzir ciclomotor e que não pretendem e nem exercem atividades remuneradas ao veículo.

Nesse sentido, quem utiliza bicicleta motorizada de até 25 cilindradas a combustão ou bicicleta Elétrica com potência máxima de 350 watts, deve tirar a Autorização para Condução de Ciclomotores.

Inclusive, para pilotar em bicicleta Elétrica também é necessário que a bicicleta esteja emplacada.

Nesse sentido, o custo para tirar a ACC pode variar de acordo com o estado, mas fica em torno de R $923,32.

Por fim, se o condutor não tirar a ACC, terá que tirar a Carteira Nacional de Habilitação – CNH.

É obrigatório capacete em moto elétrica?

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro – CTB, os condutores de moto elétrica precisam fazer uso de capacete, vestuário de proteção e óculos protetor ou viseira.

Desse modo, essas normas são definidas pelo Contran, logo o condutor precisa sim, obrigatoriamente utilizar capacete em moto elétrica.

Qual é a velocidade máxima de uma bicicleta elétrica?

A Bicicleta Elétrica não possui uma velocidade máxima alta. Nesse sentido, a velocidade máxima de uma bicicleta Elétrica é de 25 km/h.

Ademais, é importante que o condutor não ultrapasse o limite de velocidade, utilizando de forma consciente e apropriada.

Desse modo, a velocidade da bicicleta Elétrica é proporcional ao seu porte, porque a bicicleta é menor, tem menos potência.

Mas, ainda sim, é um meio de transporte muito vantajoso.

Quantos anos dura a bateria de uma bicicleta elétrica?

A bateria de uma bicicleta elétrica tem uma vida útil média de 800 ciclos de carregamento.

Isso significa, que a bateria da Bicicleta Elétrica dura em torno de 3 anos, para quem utiliza a bicicleta diariamente.

No entanto, essa média de tempo pode variar, porque depende do uso do condutor e das condições de uso.

Ou seja, qual a velocidade usada, se o condutor está sempre atento a reparos e possíveis defeitos, se utiliza diariamente.

Onde é permitido andar de bicicleta elétrica?

A Bicicleta Elétrica é um meio de transporte diferente de uma bicicleta tradicional, mas também diferente de um carro/moto.

Dessa forma, os ciclomotores – Bicicleta Elétrica devem ser conduzidos na pista de rolamento pela direita.

Além disso, de preferência os condutores deverão andar no centro da faixa, mais à direita ou no bordo direito da pista, quando não houver faixa própria destinada à bicicleta ou acostamento.

Ademais, é proibido a circulação de bicicleta Elétrica nas vias de trânsito rápido, assim como sobre as calçadas nas vias urbanas.

Isso acontece, para promover a segurança principalmente de condutores de bicicleta elétrica, mas também de outros condutores de veículos como motos e carros.

Nesse sentido, carros e motos, têm potências maiores, conseguem chegar a velocidades maiores e mais proteção.

Por isso, se o condutor de bicicleta Elétrica andar nessas vias, poderá sofrer grandes perigos, como batidas, atropelamentos.

Quanto custa para carregar uma bicicleta elétrica?

A Bicicleta Elétrica precisa ser carregada para poder funcionar. Desse modo, a recarga custa R $0,18 de energia por recarga.

Nesse sentido, esse valor corresponde a menos de R $0,01 por km rodado.

Ademais, os gastos da Bicicleta Elétrica são muito em conta, principalmente se comparado com outros meios de transporte.

Dessa forma, condutores de Bicicleta Elétrica não precisam pagar por licenciamento, IPVA, estacionamento, gasolina, multas ou DPVAT.

Além disso, os únicos gastos que o condutor terá serão justamente o valor pago pela recarga da bicicleta.

Como também, valores referentes à manutenção da Bicicleta Elétrica. No entanto, os valores gastos com a manutenção da Bicicleta Elétrica são muito baratos, principalmente se comparado a moto e carro.

Pode prender motorizada?

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, a bicicleta elétrica não é regulamentada no Alto Vale. Isso significa que fica a cargo do município registrar esse tipo de veículo – Bicicleta Elétrica.

Nesse sentido, se é responsabilidade do município e se não é regulamentada no Alto Vale, a Bicicleta Elétrica não pode ser presa, porque a polícia militar fica de mãos atadas já que isso não entra em sua responsabilidade.

Desse modo, a polícia militar não pode prender a  Bicicleta Elétrica e nem autuar o condutor da mesma.

Conclusão

A Bicicleta Elétrica é considerada um meio de transporte comum, onde consiste em uma bicicleta convencional, mas é equipada com rodas que possuem motor elétrico e uma bateria de lithium de última geração.

Nesse sentido, a bateria serve para ajudar o condutor no deslocamento em vias urbanas e rurais, e eliminar esforços.

Ademais, a Bicicleta Elétrica é um meio de transporte moderno, se comparado a bicicleta convencional, por isso, precisa de ACC ou CNH, capacete, vestuário apropriado.

A Bicicleta Elétrica funciona com uma potência máxima de até 350 watts e chega a velocidade de 25 km/h.

Como mencionado acima, a Bicicleta Elétrica é um meio de transporte moderno, por isso, o condutor também precisa emplacar sua bicicleta.

Além disso, é um veículo muito vantajoso em termos financeiros, porque o condutor só terá que pagar R $0,18 de energia por recarga e ter custos com a manutenção, que também não é cara.

Ou seja, o condutor não precisa se preocupar com gastos com licenciamento, IPVA, estacionamento, gasolina, multas ou DPVAT.

Por fim, por ser um meio de transporte de responsabilidade do município, a polícia militar não pode prender a bicicleta elétrica.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a bicicleta elétrica, mas se ainda tiver dúvidas entre em contato conosco que nossa equipe vai te ajudar. 

One thought on “Bicicleta elétrica precisa de carteira? Tire suas dúvidas aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *