Bicicleta Motorizada Chopper
Já vi diversos tipos de instalação dos kits de motorização de 50 e 80cc de 2 tempos… Bicicletas de aro 20 e 26 em uma grande variedade de quadros. Quadros de aço, carbono, alumínio… Com e sem suspensão… Com e sem marchas…
Fiquei surpreso ao me deparar com uma instalação muito caprichada em uma bicicleta no mínimo incomum para motorização. Uma Schwinn modelo Sting-Ray. Quando de seu lançamento entre 1963 e 1975 causou uma revolução no universo das Bikes, era época do filme Easy Rider onde dois companheiros cruzavam a América a bordo de suas Harley Davidson customizadas. E a garotada impossibilitada de pilotar as pesadas Harley implorava a seus pais por uma Schwinn…
O modelo com garfo alongado, selim grande, roda dianteira com 64 raios cromados e o grosso pneu traseiro logo caiu no gosto de adultos e crianças. O visual imediatamente remetia às Harley choppers tão comuns na América.
De posse de um kit de 50cc 2 tempos e uma Schwinn modelo Sting-Ray vermelho metálico o jovem Gary Feldmann de Los Angeles na Califórnia partiu para montagem de sua Schwinn motorizada.
Algumas alterações se fizeram necessárias como o deslocamento do motor para a esquerda em função da largura do pneu traseiro e ainda a instalação de um cano de descarga dimensionado e longo.
Mais alguns detalhes tornam este modelo de bicicleta motorizada muito especial. A instalação de um Shift Kit que vem a ser um mecanismo que transfere a transmissão original da esquerda para a direita no motor afim de que um freio a disco mecânico WinZip fosse instalado na roda traseira, a troca do filtro de ar original por um esportivo de maior vazão e a cromagem do tanque de combustível e das tampas de embreagem, pinhão e magneto…
Nesta foto nota-se que foi feito um suporte especial para a fixação do kit de motor ao quadro da Schwinn. Uma plataforma como a bandeja de suporte do motor dos kit de 4 tempos foi fixada ao quadro, e dois pedaços de tubos soldados a esta bandeja permitiram que o motor fosse instalado de forma firme e o melhor com os suportes originais. Como a transmissão foi transferida para a esquerda e conectada diretamente à coroa e à corrente originais foi possível manter funcional o sistema de 3 marchas original da Schwinn. Sistema este que opera diretamente dentro do cubo traseiro permitindo que as marchas sejam trocadas normalmente e aumentando a força ou a velocidade máxima desta bicicleta motorizada pra lá de personalizada.
Sem dúvidas uma bicicleta motorizada de 50cc 2 tempos com visual chopper, freio a disco , 3 marchas e com um pneu traseiro quase tão largo como o de uma motocicleta chama muita atenção onde quer que vá. A criatividade deste garoto de 16 anos mostra que é possível motorizar praticamente qualquer modelo de bicicleta bastando um pouco de criatividade para superar as limitações de espaço ou dos modelos de quadros. O resultado final ficou fantástico e neste momento Gary está partindo para motorizar outra Schwinn Sting Ray. Desta vez preta e com kit 80cc de 2 tempos.
Vamos aguardar ansiosos o resultado deste novo projeto e publicá-lo quando estiver pronto!!