Bicicleta motorizada vale a pena? Confira e tire suas dúvidas.
Para quem procura um transporte econômico, as bicicletas elétricas são o caminho a percorrer, graças à versatilidade dos pedais aliada à potência e potência do motor para as subidas mais íngremes.
A e-bike é a amiga do ciclista que percorre todos os dias em diferentes terrenos, seja para trabalho ou uso diário, pois atinge uma velocidade média de 45 km/h – com motor de 60 cc ou superior.
Pensando em facilitar sua busca para encontrar o modelo mais conveniente, montamos esta lista com dicas de como escolher uma e-bike potente e econômica.
As marcas mais pesquisadas em nosso site são Golev e Bicimoto, que variam em tipo de assento, opções de bagagem (carga) e estilos de tanque de combustível.
Confira abaixo tudo sobre o tema!
Qual a vantagem da bicicleta motorizada?
A bicicleta motorizada junto com o motor de 80cc (que veremos em breve) é o modelo mais potente do mercado. No entanto, focando nas quatro batidas, seu uso tem muitas vantagens e algumas desvantagens.
A vantagem que mais impacta no uso do modelo é a embreagem automática, ou seja, a bicicleta pode ser conduzida desde que seja acelerada. Nos modelos de dois tempos, você precisa usar a alavanca para aplicar a embreagem.
Outra vantagem é que o modelo de quatro tempos atinge maior velocidade máxima e melhor consumo relativo, mesmo dependendo do deslocamento.
Por fim, possuem câmara de óleo própria com maior capacidade e, portanto, exigem menos trocas de óleo.
Pode pedalar bike motorizada?
Sim! Tudo o que você precisa fazer é desligar o motor e você terá uma bicicleta normal que poderá pilotar normalmente sem alterações no manuseio. As bicicletas elétricas só podem ser utilizadas por maiores de 16 anos.
Precisa de documento para bicicleta motorizada?
Você sabia que para andar de moto pequena e com poucos cilindros, é preciso ter uma CNH específica para motos? Se tem uma Vespa, Cinquentinha, Mobilete, Biz, Ciclomotor ou uma destas e-bikes, necessita de uma Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC).
Quanto tempo demora para amaciar o motor 80cc?
Para poder subir com sua e-bike apenas andando no motor, sem a “assistência” dos pedais, você precisa da potência para entrar em ação e, o mais importante, da capacidade de manter a velocidade.
Nesse caso, o motor de 80cc é a melhor escolha, pois, junto com o modelo 4 tempos, além de poder atingir altas velocidades, claro que para este modelo, possui excelente desempenho de partida.
Dependendo das condições, até 65 km/h. Não que você precise de tudo isso para escalar, mas pode ser útil em algumas situações.
Para amaciar o motor, você deve dirigir a uma velocidade máxima de 25 km/h nos primeiros 500 km. Bem, durante este período de amaciamento, você quer andar o mais plano possível para não colocar muita pressão no motor, ou seja, não fazer muita subida durante esse período.
Qual o peso máximo que a bicicleta motorizada suporta?
Não é recomendado andar de bicicleta com mais de 100 kg durante o período de amaciamento. Entenda que quanto mais pesado, maior o desgaste do motor.
Mesmo se você estiver dirigindo sem forçar o motor (acelerando como um louco), se você estiver pedalando com 120 kg ou próximo, você experimentará um desgaste acelerado do motor.
O design do motor foi projetado para uso pessoal. Além disso, você deve saber que o motor não estará à altura. O motor de 80cc (66cc) é muito potente e certamente não irá decepcioná-lo nas subidas.
Conclusão
Portanto, uma bicicleta motorizada pode valer a pena, ainda mais para você que deseja um transporte econômico, que oferece inúmeras vantagens e benefícios. Essa bicicleta pode ser uma excelente alternativa para você.
Pingback: Bicicleta Motorizada: Tudo que você precisa saber. - Blog