Bicicleta Motorizada

Bicicletas Motorizadas antigas – Victoria FM 38L

A fábrica alemã Victoria produziu um kit de motor para bicicletas entre 1946 e 1954.

O engenheiro Albert Roder foi o criador do kit FM 38 (Fahrrad-Motor 38cc) que é considerado o primeiro kit a venda para ser instalado pelo proprietário transformando assim sua bicicleta comum em uma bicicleta motorizada. O motor de cara se tornou um sucesso pois era de fácil instalação, econômico e havia se saído muito bem em testes de estrada. Algumas unidades do kit foram montadas em bicicletas Victoria pelo próprio fabricante.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Motor: Um cilindro de 2 tempos com 38cc que gerava 0,8 Hp a 4000 rpm. O cabeçote era removível assim como o silencioso. O sistema elétrico era composto de um magneto Noris que gerava 3 watts, 6 volts.

Transmissão: Construída no próprio bloco do motor. Duas marchas que podiam ser trocadas através de um manete fixado ao conote do guidão – a transmissão final era feita por meio de pinhão e coroa fixada diretamente à roda traseira.

Combustível: 3 litros de gasolina misturada a óleo 2 tempos. Consumo: 1,5 litros para cada 100Km a uma média de 30 Km/h.

Peso: Motor com tanque, suporte e acessórios 11,5 Kg.

Este mesmo motor com algum nível de preparo foi recordista de velocidade no dia 12 de abril de 1951 marcando impressionantes 79Km/h para uma bicicleta motorizada. As alterações se limitaram a instalação de um carburador Bing de 14mm  a eliminação do filtro original da marca Knecht que foi substituído por uma “corneta” que permitia melhor captação de ar, guidom baixo e uma interessante carenagem aerodinâmica feita de alumínio que permitia diminuir a resistência ao vento.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nesta outra imagem de época podemos perceber que o piloto ia completamente deitado e esticado sobre a bicicleta motorizada equipada com o motor Victoria FM 38. Todo este esforço em busca de um recorde de velocidade o que representava muito em termos de propaganda para seus motores.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O motor tinha detalhes realmente incríveis para a época. A admissão era por válvula rotativa no cárter e não pelo cilindro, como é comum nos motores 2 tempos. O carburador não tinha cuba de nível constante e por esse motivo não tinha marcha-lenta. Fechando o acelerador todo – o conjunto vinha com acelerador rotativo tipo motocicleta, a borracha era marca Magura, com nas motos BMW até hoje – o motor parava. Nas paradas nos sinais o normal era deixar o motor morrer, quando abrisse pedalava-se um a dois metros e ligava-se o motor de novo, numa versão rudimentar dos atuais liga/desliga (stop/start)…

O pequeno filtro de ar de malha de aço era da marca Knecht, exatamente a marca dos filtros de ar de carros como Porsche até os dias de hoje. A ignição era por magneto e havia um circuito separado para iluminação, fantástico! Farol e luz traseira eram alimentados por esse circuito.
A transmissão era por corrente, com pinhão e coroa, sendo o pinhão normalmente de 12 dentes. Havia na época a venda como acessório um pinhão de 13 dentes que tinha por finalidade alongar a transmissão permitindo velocidade máxima entre 50 e 60Km/h bastante se considerarmos que era uma bicicleta motorizada.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Motor Victoria FM 38L o precursor dos atuais kits para motorizar bicicletas…

Fonte de pesquisa e imagens: www.victoriamotor.com

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