Bicicletas Motorizadas vs. Segurança
É muito comum vermos na internet vídeos e fotos de pessoas passeando em suas bicicletas motorizadas. O que torna estas imagens preocupantes é que a grande maioria está pilotando sem qualquer equipamento de segurança e muitas vezes vestindo bermuda, camiseta e sandálias. Em alguns vídeos manobras perigosas como empinadas, “zerinhos” e até mesmo pega entre os carros.
Uma bicicleta motorizada anda muito mais que uma bicicleta chegando a velocidades dificilmente alcançáveis em bicicletas a pedal. Enquanto pedalando um ciclista (bom) consegue manter no plano médias entre 30 e 35Km/h uma bicicleta motorizada chega facilmente a velocidades superiores aos 50Km/h.
Uma acidente sem qualquer equipamento de proteção nesta velocidade pode ter consequências gravíssimas para o condutor.
Nesta imagem é possível notar a ausência de capacete, calças compridas, farol dianteiro, luzes de posicionamento e espelhos retrovisores.
Independentemente do fato de bicicletas motorizadas ainda não possuírem uma legislação uma legislação específica no Brasil quando se trata de utilizá-las devemos sempre usar de bom senso.
Equipe a sua bicicleta motorizada com:
* Farol dianteiro e luz traseira
* Espelhos retrovisores
* Velocímetro
* Adesivos refletivos
Se equipe com:
* Calça comprida
* Tênis, bota ou sapato fechado
* Capacete e óculos de proteção
Independente dos equipamentos de segurança e dos cuidados na pilotagem devemos nos lembrar do estado de conservação de nossas bicicletas motorizadas bem como da manutenção de itens como transmissão, pneus, freios e o aperto geral de porcas e parafusos.
Imagine você só se dar conta de que o cabo do freio traseiro está partido na hora em que precisar dele numa situação de emergência? Ou um pneu em mal estado ou descalibrado furar a 50Km/h? Ou mesmo o esticador de corrente se soltar por falta de aperto e entrar dentro da roda traseira?
Aqui um exemplo do que a falta de reaperto nos parafusos pode causar
Este paralama traseiro se soltou do suporte por falta de aperto nos parafusos que o fixam ao quadro e entrou embaixo da roda traseira travando-a e levando o condutor ao chão.
Aqui o que sobrou da raiação de uma roda traseira depois que o esticador de corrente se soltou e entrou na raiação com a bicicleta motorizada em movimento travando a roda traseira com violência e derrubando o condutor.
Nestes dois exemplo o que faltou? MANUTENÇÃO…
A Bicimoto recomenda veementemente que todos os equipamentos de sua bicicleta motorizada sejam verificados no mínimo uma vez por semana. Perca alguns minutos revisando não apenas a motorização mas também a bicicleta em si.
Itens que você deve verificar em sua bicicleta motorizada:
☼ Tensão e lubrificação da corrente de transmissão
☼ Estado das borrachas de freio, cabos e conduites
☼ Estado de conservação e calibragem dos pneus
☼ Reaperto de todos os parafusos, porcas e substituição dos que apresentarem sinais de corrosão
☼ Reaperto do esticador de corrente e dos nove parafusos de fixação da coroa traseira
☼ Reaperto dos parafusos de fixação do motor ao quadro
Você não gastará mais do que 10 ou 15 minutos executando esta revisão. Este procedimento simples preservará a sua bicicleta motorizada e lhe dará segurança para pilotá-la tranquilo em qualquer condição de terreno e clima.
No mais pilote equipado, use capacete, respeite as leis de trânsito e lembre-se que uma bicicleta motorizada não é uma moto…
É uma BICICLETA MOTORIZADA e como tal deve ser pilotada!