Bicicleta Motorizada

Comprar bicicleta motorizada 2 tempos ou 4 tempos?

As diferenças entre os kits de 2 e 4 tempos vão muito além do simples fato de misturar óleo 2 tempos em um e colocar óleo 10W30 no cárter do outro.

Podemos começar pela questão do tamanho dos motores e o quanto isso influenciará na sua tomada de decisão.

Para instalar um kit Bicimoto 2 tempos de 50cc ou de 80cc as medidas mínimas são:

Altura – 25cm

Comprimento – 17cm

Largura – 13cm

 

 

 

 

 

 

Para instalar um kit Bicimoto 4 tempos de 50cc as medidas mínimas são:

Altura – 24cm

Comprimento – 23cm

Largura – 26cm

 

 

 

 

 

 

Se nos basearmos apenas no tamanho de cada um dos motores percebemos que os kits Bicimoto de 2 tempos são mais estreitos que os kits de 4 tempos logo podem ser colocados em uma variedade maior de quadros e modelos.

Devido à sua maior largura os kits Bicimoto de 4 tempos necessitam que os pedivelas originais sejam trocados por modelos de 100mm e fazem o condutor andar com as pernas ligeiramente mais abertas do que nos kits Bicimoto de 2 tempos que quase se encaixam totalmente dentro do quadro.

Mas será que a tomada de decisão será baseada única e exclusivamente no tamanho dos motores? Ou no custo de cada kit? Certamente não, pois as diferenças entre os kits Bicimoto de 2 e 4 tempos vão muito além.

Vamos começar conhecendo as diferenças entre os kits Bicimoto de 50cc e 80cc 2 tempos.

O sistema de embreagem e partida:

Nos kits de 2 tempos a embreagem é acionada manualmente através de uma manete com trava. Para parar uma bicicleta motorizada equipada com kits 2 tempos é necessário pressionar a manete da embreagem e no momento de colocá-la em movimento liberar gradualmente a manete a medida que acelera o motor.

A partida se dá por tranco. Pedala-se uns 10 ou 15 metros e basta soltar a manete da embreagem para que o motor entre em funcionamento. Mecanicamente a embreagem das 2 tempos é composta de disco e platô e a fricção é por meio de pads de borracha.

Nos kits 4 tempos a embreagem é automática logo basta acelerar a bicicleta motorizada para que ela entre em movimento. Ao parar a embreagem é automaticamente acionada e o motor fica em marcha lenta como se fosse um carro automático.

A partida se dá por cordinha (pull start). Basta puxá-la com firmeza e o motor entra em funcionamento. O sistema tem um acionamento muito leve e o motor 4 tempos entra em funcionamento rapidamente.

Desempenho e consumo:

Em termos de torque e velocidade máxima os kits de 80cc 2 tempos e o de 50cc 4 tempos se equiparam com ligeira vantagem no quesito consumo para o 4 tempos. Nos kits de 2 tempos a vantagem em termos de consumo fica para o 50cc 2 tempos.

Média de um motor 50cc 2 tempos (amaciado) 60Km/l e velocidade máxima de 55Km/h

Média de um motor 80cc 2 tempos (amaciado) 55Km/l e velocidade máxima de 65Km/h.

Média de um motor 50cc 4 tempos (amaciado) 75Km/l e velocidade máxima de 55Km/h.

Peso do kit e dirigibilidade:

Em termos gerais os três kits de motorização Bicimoto se comparam em termos de dirigibilidade. Se por um lado o kit 4 tempos pesa o dobro dos de 2 tempos (10Kg contra 5Kg) sua embreagem é automática e o torque é linear desde as rotações mais baixas. Mesmo nos kits de 2 tempos onde é necessário utilizar a embreagem para parar ou colocar a bicicleta motorizada em movimento com algum treino é muito fácil pilotá-las.

Uso no dia a dia:

Não existe uma limitação da quilometragem que pode ser percorrida em nenhum dos kits. Alguns proprietários rodam de 50 a 80Km por rua rumo ao trabalho ou à faculdade. Outros em passeios rodam distâncias de 100, 150 ou mais quilômetros igualmente sem qualquer tipo de problema. Basta respeitar as limitações de uma bicicleta equipada com motor e se a distancia for grande estabelecer uma ou mais paradas a cada ½ hora de uso para esticar as pernas e dar um descanso ao motor e permitir que esfrie.

Abastecimento:

 

Nos kits 2 tempos é necessário misturar óleo 2 tempos mineral à gasolina utilizada. Este óleo é o responsável pela lubrificação do motor. A proporção é de:

 

65Ml de óleo 2 tempos mineral por litro de gasolina comum durante o período de 500Km do amaciamento

 

45Ml de óleo 2 tempos mineral por litro de gasolina comum após o período de 500Km do amaciamento

Nos kits de 4 tempos não é necessário misturar óleo à gasolina. Basta encher o tanque com gasolina comum e andar. Nos motores de 4 tempos o óleo responsável pela lubrificação fica em um cárter e não no tanque. A capacidade do cárter é de:

250Ml de óleo mineral na especificação 10W30

Manutenção:

Como qualquer veículo motorizado todos os kits necessitam de manutenção. Itens simples e que podem ser feitos em casa como limpeza do filtro de ar, troca do filtro de combustível, troca da vela de ignição e a manutenção geral da bicicleta como calibragem dos pneus revisão de parafusos, porcas, cabos, conduítes e lubrificação.

E manutenções um pouco mais complexas como a regulagem da embreagem dos kits de 2 tempos, marcha lenta ou mesmo limpeza de carburador que são detalhadamente explicadas em nossos manuais ou podem ser executadas por mecânicos de moto.

Ponderações finais:

Pilotar uma bicicleta motorizada é uma sensação indescritível.

A sensação de liberdade, o baixo consumo e a grande autonomia aliada ao ótimo desempenho no plano ou em aclives torna a bicicleta motorizada uma ótima opção para seu lazer, trabalho ou mesmo pequenas viagens.

Escolha o seu kit de 2 ou de 4 tempos. Instale na sua bicicleta e usufrua do conforto e da praticidade de uma bicicleta motorizada.

Se ainda estiver em dúvidas sobre qual kit escolher, ou se ele pode ser instalado em sua bicicleta teremos muito prazer em saná-las em nosso Fórum www.bicicletamotorizada.net ou nas comunidades Bicimoto do Facebook e do Orkut.

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *