Bicicletas pelo mundo

Bicicletas?

A bicicleta é inegavelmente um elemento muito importante na sociedade atual. Seja pela facilidade em se locomover em cidades cada vez mais engarrafadas, seja por opção a uma vida mais saudável,  cuidados com o meio ambiente ou simplesmente por economia…

Introduzida no início do século XIX, a bicicleta muito evoluiu, apesar de pouco mudar na sua estrutura base. Tendo como primeira função o transporte, desde cedo mostrou seu enorme potencial. Hoje estima-se que exista mais de 1 Bilhão de bicicletas no mundo, as bicicletas são o principal meio de transporte em muitas regiões, ferramenta de trabalho de muitos e um elemento recreativo/desportivo para outros. O seu grande impacto na sociedade é óbvio. É ainda importante salientar que muitos dos componentes essenciais ao desenvolvimento do automóvel foram criados originalmente para a bicicleta e depois adaptados aos automóveis.

Num mundo tecnológico e dominado pelo design, o interesse por bicicletas de alta tecnologia só podia crescer. Nos últimos anos, o desenvolvimento de novas tecnologias, processos de fabricação  e materiais, como polímeros e fibras de carbono cada vez mais leves e resistentes, reinventaram literalmente o que conhecíamos tradicionalmente como bicicleta. Surgiram modelos que se adequam a todas as necessidades; alta tecnologia, quer na construção, materiais e elementos que as constituem, quer nas funcionalidades que as distinguem dos modelos convencionais. Desde a leveza, durabilidade e conforto necessários à locomoção ou às práticas esportivas, aos extras que fazem qualquer amante da tecnologia vibrar. A lista de opções é imensa e o destaque vai claramente para as bicicletas que fogem um pouco ao moldes tradicionais.

Modelos com conexão para iPad, modelos elétricos cada vez mais eficientes, bicicletas dobráveis, full suspensions, freios a disco cada vez mais modernos e eficientes, bicicletas de bambu, madeira, ligas metálicas cada vez mais fortes e flexíveis e até dínamos instalados no lugar dos eixos… Tudo para agradar a todos os gostos e expectativas…

A motorização, criou uma ponte de ligação entre as bicicletas e as motocicletas. Motores de pequena cilindrada (entre 50 e 80cc) de 2 e 4 tempos especialmente desenvolvidos para motorização de bicicletas e vendidos em forma de kits popularizaram as bicicletas motorizadas entre todas as faixas etárias. Baixo custo, baixa emissão de poluentes, manutenção barata, médias acima dos 50 Km/l são apenas alguns dos fatores que colaboraram para sua rápida popularização. Hoje encontramos bicicletas motorizadas nos grandes centros urbanos e também no campo onde se tornaram uma opção barata de transporte em áreas remotas…

Também surgiram bicicletas conceituais, autênticas obras de arte, onde o quadro toma as mais variadas formas, ou cuja posição de pilotagem muitas vezes desafia as leis da física, da gravidade e até do bom senso. O design, marcado em todos os modelos, deu origem a linhas mais contemporâneas e a um apelo estético inerente à maioria dos produtos atuais. Hoje é fácil encontrar bicicletas reclinadas (recumbants), triciclos, (trikes), bicicletas chopper e lowriders customizadas ao extremo… Muitos destes modelos motorizados como a reclinável na imagem acima…

Enfim, as bicicletas são mais que meros objetos utilitários, são peças que trazem ao homem alegria, diversão e muita praticidade na sua utilização. As bicicletas tornaram-se elementos iconográficos capazes de subir montanhas, alcançar altas velocidades ou até mesmo recarregar a bateria de um computador portátil ou de um telefone celular enquanto seu proprietário pedala.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *