Bicicleta Elétrica

Minha primeira bicicleta elétrica

Tenho bicicletas motorizadas de 2 tempos e de 4 tempos… A de 2 tempos a quase 4 anos e já com mais de 21.00o Km de uso, a 4 tempos a uns 2 anos e logo chegará aos 4.500 Km.

De um tempo para cá comecei a me interessar pelas bicicletas elétricas também conhecidas no mercado como E – bikes…

Muito li a respeito. Silêncio, suavidade, baixíssima manutenção e economia eram palavras recorrentes quando o assunto eram as bicicletas elétricas. Decidi então experimentar uma. Não dando uma volta ou passeio, mas convivendo no dia a dia. Fazendo os mesmo caminhos por onde tantas vezes havia passado com minhas motorizadas.

Procurei uma usada e acabei encontrando esta bicicleta elétrica Biobike modelo Ipanema, de 36 V – 12A  de aro 24″.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O estado geral da bicicleta elétrica podia ser considerado bom, exceto pelas duas lâmpadas do farol dianteiro e a lâmpada traseira queimadas, a raiação das duas rodas precisando de substituição (ela era utilizada em cidade litorânea) e as 3 baterias que já estavam em final de linha.

O site do importador da bicicleta elétrica não tem sequer uma página de peças de reposição e o “Fale Conosco” também não me ajudou muito.

A solução? Recorrer ao mercado paralelo de peças. Depois da intervenção de um amigo que tem conhecimento nesta área finalmente consegui as 3 baterias. Não apenas novas mas um pouco melhores do que as originais pois tinham 15A ao invés dos 12A das originais… Um pouco mais de tempo na carga e um pouco mais de autonomia…

Animado parti para a instalação das baterias novas. Munido de chave Phillips abri o compartimento de baterias que é removível e lá estavam as 3 baterias originais.

 

 

 

 

 

 

 

 

Um ferro de solda (não estas não eram como as de agora ligadas por terminais de encaixe) soltei as baterias velhas e instalei as novas na bicicleta elétrica. Mantive os mesmos fios e soldei novamente… No detalhe a especificação de 12V – 15A.

 

 

 

 

 

 

 

Recoloquei a tampa, reinstalei o compartimento no lugar e parti para a primeira carga. Foram mais de 8 horas para carregar por completo as baterias novas até que finalmente o carregador acendesse a luz verde indicando que estavam completamente carregadas…

A animação para dar a primeira volta era tão grande, mas tão grande que me esqueci de olhar os pneus. Só queria andar… Mas isso ainda não foi possível pois o pneu traseiro da bicicleta elétrica estava furado.

 

 

 

 

 

 

 

 

O procedimento não é muito diferente das bicicletas comuns. A única diferença é que sai um cabo do motor e a roda fica “presa” à bicicleta elétrica por ele. Em 1/2 hora troquei a câmara de ar furada por uma nova e montei a roda no lugar. A facilidade de remover o pack de baterias diminui muito o peso e facilita tremendamente a tarefa.

Baterias novas e recarregadas, problema do pneu traseiro solucionado, uma rápida regulada nos freios e um pouco de óleo na corrente, chave na ignição e silencio absoluto… Ué o motor não ligou? Conferi no painel e estava tudo Ok, girei o acelerador e como por encanto ela saiu da imobilidade. O único som que ouvi foi um zumbido muito baixo…

Uma volta na quadra e comecei a tomar gosto. Ótimo torque e arrancada, apesar de equipada com um motor de apenas 250 watts andou com agilidade superando todas as minhas expectativas. Não sei quantos Km eu andei pois o painel dela não é equipado com hodômetro. Depois desta meia hora de passeio voltei para casa e imediatamente conectei as baterias ao carregador (convém mantê-las sempre totalmente carregadas).

Fiquei por perto observando quanto tempo demoraria depois de 1/2 hora de uso… O tempo foi passando, e passando e apenas 3 horas depois a luz verde de carga do carregador acendeu indicando que estavam totalmente carregadas. É possível acompanhar a carga através dos Leds do carregador como do painel…

 

 

 

 

 

 

 

Como em automóveis existe um indicador com L para LOW ou BAIXA e H para HIGH ou ALTA que indica a garga das baterias. O painel ainda conta com indicador do pisca pisca e velocímetro com máxima nos 30 Km/h.

No dia seguinte sai um pouco menos afoito. Baterias completamente recarregadas. Fiz um percurso que costumeiramente faço com minhas bicicletas motorizadas. Algo em torno de 15Km.

O primeiro ponto que percebi. É necessário usar de muita moderação no acelerador. Não há necessidade de acelerar tudo. Basta manter o punho ma mesma posição que o controlador eletrônico se encarrega do resto. Ou seja a bicicleta elétrica anda no embalo e se a velocidade cai o motor automaticamente entra em ação levando-a novamente à velocidade anterior.

Em descidas o sistema regenerativo recarrega as baterias e através do marcador do painel é fácil aprender a pilotar com economia. Ao pilotar o ideal é sempre manter os 4 Leds acesos o que indica uma condução econômica.

Conclusões:

As bicicletas elétricas são realmente uma ótima alternativa de lazer e transporte e seguem a risca a cartilha da mobilidade sustentável.

Após 30 dias de uso as recargas da bicicleta elétrica pouco alteraram o valor de minha conta de luz. Isso somado ao fato de que não usam combustível ou qualquer outro tipo de lubrificante torna a relação custo benefício ainda mais interessante.

É um novo conceito de transporte e lazer individual já que na grande maioria das vezes as bicicletas elétricas não devem carregar garupa.

Já se passaram 4 meses e até agora nenhuma manutenção se fez necessária além de cuidar da manutenção da carga das baterias, calibragem dos pneus, limpeza e lubrificação da corrente.

Usando o acelerador com moderação este modelo permite autonomia máxima em torno de 35 a 40 Km.

Para meus mais de 90Kg senti falta de um pouco mais de potência (este modelo tem apenas 250 Watts) mas nada que me impedisse de utilizá-la diariamente.

Fatos:

Gostei muito da minha primeira bicicleta elétrica. Rompi uma barreira pois estava acostumado às minhas bicicletas motorizadas e pude constatar que muito do que se fala sobre elas (de negativo) é baseado em mitos.

Em breve montarei uma bicicleta elétrica com um dos novos kits elétricos da Bicimoto. Estes de 850 Watts devem proporcionar muito mais desempenho e autonomia pois são mais modernos e eficientes do que o kit instalado nesta bicicleta elétrica.

Quer saber?

Pilote uma bicicleta elétrica e apaixone-se…