Bicicleta Motorizada

Mitos e Verdades sobre Motores 2 Tempos

MITO – “Rebaixar” o cabeçote faz andar mais…

Alguns motores 2T utilizam dois anéis no pistão (como as bicicletas motorizadas), outros utilizam apenas um anel. Os motores que utilizam dois anéis são motores de maior compressão, que trabalham em giro alto, mas permitem você ter um ganho bom também em baixa. Já os motores com apenas um anel, são destinados para uso em altas rotações, e só alcançam sua potência máxima em uma margem extrema.

Ao rebaixar o cabeçote (estamos falando de bicicletas motorizadas ) aumenta-se significativamente a taxa de compressão do motor. Com isso o espaço para a mistura ar/combustível dentro da câmara se torna menor e a explosão por sua vez mais violenta. O reflexo desta explosão mais forte incidirá sobre o pistão, a biela, o eixo do motor e os próprios prisioneiros que seguram cilindro e cabeçote ao bloco.

Rebaixar o cabeçote excessivamente pode levar o pistão a bater diretamente sobre a vela de ignição danificando-a, bem como empenar a biela original que não foi projetada para suportar esta “força extra”. Em muitos casos o motor nem sequer ligará…

Outro ponto recai sobre o momento da ignição (centelha da vela) que neste caso deveria ser antecipado em função do menor curso do pistão conseqüentemente antecipando também a explosão dentro do motor. Como o sistema das bicicletas motorizadas é por magneto e CDI de que forma se daria esta antecipação da centelha?

Rebaixar o cabeçote por rebaixar não leva a nenhuma melhora imediata de desempenho.

MITO – A vela NGK Iridium faz a bicicleta motorizada andar mais…

A eficiência da vela de ignição em um motor de combustão interna interfere diretamente em sua performance final.

Motores que trabalham com alta taxa de compressão e rotações elevadas, como os motores de 2 tempos das bicicletas motorizadas, necessitam de velas de ignição com eletrodo central de ponto de fusão elevado para resistir ao desgaste, bem como a baixa voltagem requerida para iniciar centelha.

Pois bem então a vela Iridium é a “melhor” para as bicicletas motorizadas?

Primeiro precisamos saber que existem dois tipos de vela Iridium…

A Iridium Power que possui eletrodo central de irídio de 0,4mm, com eletrodo massa em corte afilado e tecnologia u-groove. Possui design projetado a fim de maximizar o contato com a mistura ar/combustível e aumentar ainda mais a eficiência de queima.

A Iridium Racing que possui eletrodo central de irídio de 0,4mm, com eletrodo massa em platina de 0,8mm, com ajuste de folga entre eletrodos já realizada durante o processo de fabricação, maximizando a resistência mecânica para operar em condições severas no qual é exposta em motores de competição.

E agora podemos responder a pergunta anterior. Não a vela Iridium não é a melhor ou a mais indicada para as bicicletas motorizadas.

1º Nossa gasolina não é de alta octanagem e nossos motores não foram fabricados para fazer uso deste tipo de gasolina. Sequer Premium ou Podium.

2º Os engenheiros que projetaram os motores das bicicletas motorizadas trabalharam duro para chegar à vela de ignição ideal. Se a Iridium fosse a que apresentasse melhor resultado certamente o motor sairia da fabrica equipado com ela.

Quando muito podemos trocar a vela original Bicimoto por uma similar nacional como a NGK B5HS que possui as mesmas características, porém mais qualidade, durabilidade e melhor vedação que a original…

3º De que vale obtermos uma centelha espetacular  utilizando gasolina misturada ao álcool? E de baixa octanagem? De que vale a alteração se não podemos alterar o momento da centelha em busca de melhor performance?

4º Por fim será que alguém prefere pagar de 35 a 40 reais numa vela NGK Iridium ou entre 9 e 10 reais numa vela NGK B5HS?

MITO – Andar sem escape e sem filtro faz a bicicleta motorizada correr mais…

Andar sem filtro serve apenas para entupir o carburador mais rapidamente, já que o ar aspirado da atmosfera não será filtrado e toda sorte de partículas e resíduos terminarão dentro do carburador e do motor…

Andar sem escape só tem duas funções na verdade: Incomodar a vizinhança, e chamar a atenção da polícia… O escape é desenvolvido por engenheiros usando-se critérios rígidos de faixa de potência e torque máximo do motor bem como o fluxo mínimo e máximo de saída dos gases quentes do motor…

VERDADE – Usar filtro de ar esportivo e escape dimensionado aumenta a potência das bicicletas motorizadas

Esta é sem dúvidas uma das formas mais baratas e rápidas de se conseguir mais desempenho nos motores 2 tempos das bicicletas motorizadas. Um bom filtro esportivo de maior vazão e um escape dimensionado aumentam de forma rápida e barata o desempenho de seu 2 tempos. Lembre-se que alguns ajustes na carburação se farão necessários para que se possa tirar o máximo proveito do investimento.

Sites americanos como o www.sickbikeparts.com vendem este tipo de acessório especialmente desenvolvidos para os motores e carburadores das bicicletas motorizadas

Vale ressaltar que ajustes em busca de desempenho tendem a encurtar a vida útil do motor.

 

 

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