Bicicleta Motorizada

O futuro das bicicletas elétricas

Uma roda elétrica promete transformar bicicletas em aparelhos inteligentes. A Roda de Copenhague é um equipamento de extrema engenhosidade: o dispositivo, que pode ser adaptado em qualquer bike, conta com uma bateria, motor elétrico de 350 watts e sistemas de recuperação de energia cinética. De quebra, dá para conectar a roda um smartphone e deixar o gerenciamento do sistema ainda mais inteligente. A ideia é tornar híbrida qualquer bicicleta.

A simplicidade do equipamento e a quantidade de soluções que ele oferece impressionam. Se você instalar o dispositivo na sua bike e estabelecer a conexão com seu smartphone via Bluetooth, ela passa a interagir com os sensores do telefone e identifica o quão rápido você deseja ir. Com isso, o motor elétrico entra em ação e alivia o esforço que você faz no pedal. É o mesmo princípio do Segway, que usa acelerômetros para identificar o ângulo de inclinação do seu corpo para definir a velocidade de deslocamento.

Como funcionarão as casas do futuro controladas por iPads? Opine no Fórum do TechTudo.

A roda também conta com aplicativos para iOS e Android. A bateria, com vida útil estimada de 1000 ciclos, promete duração de 4 horas, dependendo da intensidade do uso, e que pode ter a carga regenerada a partir da energia cinética colhida a cada freada. Segundo o fabricante, deve ser possível usar o sistema para se locomover por uma distância de até 50 km, a uma velocidade máxima de 25 km/h. A roda oferece cinco marchas e pesa 5,9 quilos.

Para quem se interessa por engenharia, a Roda de Copenhague é um caso para estudo. Ela conta com um motor extremamente compacto que, mesmo espremido na bitola de uma roda de bicicleta, consegue desenvolver torque suficiente. Isso acontece até em baixas rotações, sem o uso de engrenagens complexas, pesadas e absurdamente grandes.

Outro detalhe interessante é a criação de um SDK, um kit para desenvolvedores, que permitirá algum nível de customização da plataforma. A roda foi desenvolvida por ex-alunos do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), em parceria com designers da cidade dinamarquesa. Ela leva usa o nome de Copenhague como homenagem à cidade que é reconhecida internacionalmente pelas inovações em termos de mobilidade voltadas aos ciclistas.

Fonte: TechTudo

Acompanhe a Bicimoto no Facebook e no nosso Fórum!

3 thoughts on “O futuro das bicicletas elétricas

  • Marcelo Souza Lopes

    Adorei a roda da Copenhague….Nobdia qie tiver no país com certeza todos tentarão comprar…Vai revolucionar.

    Resposta
  • ALVARO JOSÉ DE SOUZA

    BOM DIA…TD BEM….TENHO UMALJA JÁ HÁ MAIS DE 13 ANOS , DE BIKES ELETRICAS ,JÁ CNHECI ESSE PRODUTO ,TEMPOS ATRAS, EM FEIRAS E EVENTOS, TESTES, VOCÊS TEM PRA VENDA, VALORES, MÓDULO VEM JUNTO NÉ, CAREGADOR,´PEDAL ASSITIDO……
    TENHO INTERESSE EM TRABALHAR , CASO VCS TB, POSSAMOS SER PARCEIROS….
    ATT.

    Resposta
  • ALEU SALVADOR FERNANDES

    sensacional. na minha bicicleta coloquei a parafusadeira acoplada ao pneu traseiro e aciono por cabo de aço.autonomia de 20 km em piso plano usando para sair os pedais.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *