Bicicleta Motorizada

O que fazer, e o que não fazer com sua Bicicleta Motorizada 2 tempos

Mesmo depois de disponibilizarmos os mais diversos manuais, Fórum, comunidades no Facebook e no Orkut, Canal Bicimoto TV no YouTube e mesmo este Blog percebemos que algumas dúvidas em relação ao uso e manutenção das Bicimotos 2 Tempos permanecem… Então vamos de forma o mais simples possível tentar saná-las.

 

 

 

 

 

 

 

 

AMACIAMENTO

O processo de amaciamento pode ser meio “traumático” ou “frustrante” para alguns proprietários de bicicletas motorizadas de 2 tempos. Muitos, mal acabam de instalar o kit na bicicleta e querem sair andando, muitas vezes sem ao menos ler o manual de operação. Querem  experimentar toda a potência de sua recém montada bicicleta motorizada 2 tempos. É um tremendo erro acreditem.

Dois fatores devem ser considerados nos primeiros dias de uso. A mistura ar combustível que vem ajustada rica de fábrica. A maior quantidade de óleo 2 tempos que deve ser misturada a gasolina nestes primeiros 500 Km de uso. Estes dois fatores somados ao enorme atrito entre as partes internas de um motor zero quilômetro são os responsáveis por algumas dificuldades que vocês compreenderão melhor depois desta leitura.

MISTURA MAIS RICA, MAIS ÓLEO 2 TEMPOS MISTURADO À GASOLINA

A mistura mais rica é proposital. Se por um lado aumenta um pouco o consumo e tende a enxarcar a vela em condições normais de uso por outro lado protege o motor contra super aquecimento e problemas decorrentes de falta de lubrificação. Os 63 Ml de óleo misturados por litro de gasolina comum (primeiros 500 Km) são necessários devido justamente a maior necessidade de lubrificação durante o amaciamento. Devemos nos lembrar que nos motores 2 tempos o único óleo disponível para lubrificação do motor é aquele que misturamos à gasolina ao contrário dos motores de 4 tempos que são equipados com compartimentos específicos para o armazenamento do óleo lubrificante.

COMO ENTÃO DEVO AMACIAR O MOTOR?

Suavidade e paciência são as palavras chave. A bicicleta motorizada 2 tempos pode ser utilizada normalmente durante o período de amaciamento. Mas sem exageros como aceleradas bruscas, ladeiras excessivamente ingrimes, “testes ” de força ou velocidade máxima. Garupa então nem pensar. Uma bicicleta motorizada 2 tempos deve ser utilizada apenas pelo o piloto.

Caso pretenda cobrir uma distância relativamente grande tente dividir o percurso em 3 ou 4 etapas com intervalos para que o motor esfrie. Lembre-se de pedalar nas arrancadas o que ajudará não apenas a melhorar o consumo mas também poupará o motor e a embreagem de desgaste.

COMO VOU SABER QUANDO O MOTOR ESTIVER AMACIADO?

É absolutamente necessário instalar um velocímetro em sua bicicleta motorizada 2 tempos. Pode ser analógico ou digital, mas precisa ser instalado justamente para que você possa saber quando completará os 500 Km do amaciamento bem como descobrir a autonomia de sua bicicleta motorizada 2 tempos que dependerá muito mais de sua forma de conduzi-la do que qualquer outra questão.

MAS MEU MOTOR ESTÁ COM A MARCHA LENTA IRREGULAR E MORRE COM FACILIDADE

A marcha lenta irregular nos primeiros dias de uso se deve muito mais à maior quantidade de óleo 2 tempos do que ao amaciamento em si. A marcha lenta pode ser acelerada girando-se o parafuso com mola que fica do lado esquerdo no carburador no sentido horário. Com o passar dos dias e um pouco mais de prática na condução de sua bicicleta motorizada 2 tempos será cada vez mais raro, por exemplo, o motor morrer nas arrancadas. Novamente tenha paciência pois a prática virá com o uso.

AHHH MAS MEU MECÂNICO DISSE QUE SE EU NÃO ACELERAR FORTE DURANTE O AMACIAMENTO O MOTOR FICARÁ PRESO

Mito. Cumprir corretamente o amaciamento irá prolongar a vida útil de seu motor em todos os sentidos. Se for necessário acelerar um pouco mais para uma ultrapassagem ou vencer um aclive mais acentuado vá em frente. Mas volte a uma velocidade de cruzeiro em torno de 30 a 35 Km/h o mais rapidamente possível.

MEU AMIGO MEXEU NA MISTURA AR COMBUSTÍVEL E A MOTORIZADA DELE ESTÁ MAIS ESTÁVEL DO QUE A MINHA

Erro. A mistura sai de fábrica propositalmente rica (3º sulco de cima para baixo na agulha do carburador) e é assim que deve ficar por pelo menos 500 Km. Após o amaciamento, e apenas após é possível empobrecer ou enriquecer a mistura de forma a acertar definitivamente a carburação.

QUANDO PEGUEI MINHA MOTORIZADA DE MANHàENCONTREI PINGOS DE ÓLEO EMBAIXO DO MOTOR

Normal. Lembre-se que o motor está recebendo mais óleo 2 tempos do que precisa. É natural que o óleo não utilizado pelo motor seja expelido pelo escapamento. Esta característica é absolutamente normal em motores 2 tempos e não representa defeito mas sim característica de funcionamento. Uma folha de jornal ou uma vasilha posicionada abaixo do escape contornará o problema. A medida que a quilometragem avançar os pingos diminuirão.

FIQUEI SEM GASOLINA NA RUA E DEPOIS DE ABASTECER NO POSTO MEU MOTOR NÃO LIGA

Usar toda a gasolina do tanque pode fazer com que as partículas depositadas no fundo do tanque desçam para o carburador entupindo-o. Mesmo que isso não aconteça o simples fato de despejar óleo 2 tempos dentro do tanque e depois completá-lo com gasolina pode fazer com que o carburador receba mais óleo do que gasolina o que impedirá o funcionamento do motor. Tente misturar sempre o óleo 2 tempos à gasolina antes de despejar a mistura no tanque (uma garrafa Pet limpa é uma ótima alternativa). Use gasolina comum de qualidade, instale um filtro entre o tanque e o carburador e coloque a quantidade correta de óleo mineral 2 tempos para motores refrigerados a ar.

MAS NO ANÚNCIO DIZIA QUE FAZ ATÉ 60 KM/L E NÃO CONSIGO MAIS DO QUE 35 KM/L

Natural. Lembre-se que seu motor é novo, que neste período mais óleo 2 tempos é misturado á gasolina e também que ainda falta adquirir prática na condução. Com o passar do tempo as médias serão cada vez melhores basta ter paciência e se cuidar para não ficar sem combustível no meio do caminho.

MAS NO ANÚNCIO DIZIA QUE CHEGA AOS 60 KM/H E NÃO CONSIGO PASSAR DOS 45 KM/H

Natural. Acredito que a esta altura você já esteja entendendo que desempenho, maior velocidade e melhores médias de consumo virão com o tempo e a proximidade do término do amaciamento. Seja paciente e lembre-se que o correto amaciamento do motor é imprescindível.

MEU AMIGO RETIROU O ESTICADOR DE CORRENTE E DISSE QUE FICA MELHOR ASSIM

Erro. A função desta peça não é apenas esticar a corrente, mas, também servir de guia para que a corrente se mantenha afastada do pneu e alinhada entre a coroa e o pinhão. Não altere as características originais de sua bicicleta motorizada 2 tempos sob o risco de causar danos ou mesmo invalidar sua garantia.

MEU AMIGO TIROU O MIOLO DO ESCAPE E A MOTORIZADA DELE ANDA MAIS DO QUE A MINHA

Erro. O motor foi projetado para trabalhar com o silencioso original. Ele mantém o correto equilíbrio entre a entrada de combustível e a saída dos gases quentes. Caso deseje instalar um escape alongado ou mesmo um escape dimensionado novamente lembre-se do amaciamento. Somente faça alterações no sistema de escapamento de sua bicicleta motorizada 2 tempos após os 500 Km do amaciamento. Vale salientar que a Bicimoto não recomenda este tipo de alteração.

MEU CDI QUEIMOU. POSSO USAR OUTRO TIPO DE CDI

Não. O CDI original Bicimoto foi projetado e fabricado dentro das especificações do sistema elétrico deste motor. Caso necessite substituir o CDI bem como qualquer outro componente de sua bicicleta motorizada 2 tempos  sempre substitua por um original exatamente igual.

LI NA INTERNET QUE EXISTE UM CARBURADOR QUE DA MAIS DESEMPENHO

Mito. Novamente vale ressaltar que o motor é projetado de forma que todas as peças atendam as especificações dos engenheiros e projetistas. De que adianta trocar a carburação por uma de maior vazão se  a capacidade de saída dos gases será mesma? De que adianta permitir maior entrada de combustível dentro da câmara de combustão se boa parte dele não será queimada?

ENTÃO NÃO POSSO TROCAR NADA? ENVENENAR MEU MOTOR? MELHORAR O DESEMPENHO?

Poder pode. Mas não deve. “Envenenar” um motor é um processo que requer muito conhecimento de mecânica e deve ser deixado a cargo de mecânicos com vasta experiência em motores 2 tempos. Lembre-se que junto com a maior potência virão maior consumo e redução significativa da via útil de seu motor. No mais devemos nos lembrar que estamos falando de uma bicicleta motorizada 2 tempos e não de uma motocicleta de competição. Novamente devo frisar que qualquer alteração mecânica invalidará a sua garantia.

POSSO LAVAR MINHA BICICLETA MOTORIZADA 2 TEMPOS COM LAVA JATO?

Não. Você não deve usar mangueiras d alta pressão, lava jatos ou qualquer produto químico na limpeza, lavagem de sua bicicleta motorizada 2 tempos. Além de danos mecânicos como queima do magneto por contato com a água pode entrar água no motor, dentro do carburador ou ocorrerem danos ao acabamento do seu motor. Use água e sabão neutro com uma esponja ou pincel embebido em gasolina ou querosene para limpar seu motor.

PRECISO FAZER ALGUM TIPO DE REVISÃO OU AJUSTE?

Sim. Como qualquer máquina uma bicicleta motorizada necessita de ajustes, regulagens e lubrificação de tempos em tempos. Verificação e reaperto dos parafusos e porcas, lubrificação do pino de acionamento e das engrenagens, eliminação de folga nos cabos do acelerador e da embreagem, regulagem e limpeza do carburador, limpeza do filtro de ar, substituição do filtro de combustível e não se esqueça de verificar a bicicleta também… Pneus calibrados, corrente lubrificada e esticada e freios não devem jamais ser esquecidos.

Ainda ficou com alguma dúvida? Cadastre-se em nosso Fórum Bicicleta Motorizada no www.bicicletamotorizada.net e teremos o maior prazer em saná-la.

Forte abraço a todos

 

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