Bicicletas e pessoasBicicletas pelo mundo

Parece bicicleta motorizada, mas é a Freecross

Com o produto, usuários podem se exercitar e queimar 25% mais calorias do que se pedalassem uma bicicleta comum


Invenções como bicicleta motorizada, elétrica e dobrável estão entre as marcas do acirrado mercado de fitness. A última novidade a trazer essas características é o Freecross, um aparelho que mistura a tradicional bicicleta com o também conhecido transport (equipamento no qual o praticante movimenta as pernas para baixo e para cima e os braços para frente e para trás). Sua grande vantagem seria a de permitir que os usuários desfrutassem do condicionamento físico oferecido pelo transport – verdadeira febre dentro das academias –, mas com a liberdade de movimentação possibilitada pela bicicleta.


O equipamento foi criado pelo alemão Wolfgang Eisenberg. Ciclista, corredor e apaixonado pelos exercícios no transport, ele interrompeu a atividade física depois de um acidente que o deixou com dor nas costas. Ele percebeu que não conseguia mais pedalar sem sentir a pressão nas costas e também não se entusiasmava em usar o transport fechado dentro da academia.

Eisenberg passou quatro anos envolvido no desenvolvimento do Freecross – há um equipamento similar, nos EUA. Segundo ele, um estudo da German Sport University Cologne mostrou que o equipamento queima cerca de 25% mais calorias do que a bicicleta. “Além disso, proporciona bom trabalho cardiovascular e baixo impacto sobre as articulações”, disse Björn Schuman, diretor da empresa fabricante. Na opinião de Ivan do Espírito Santo, coordenador de musculação da Reebok Club, outro atrativo seria, de fato, sua mobilidade. “É interessante. Podem-se apreciar paisagens distintas enquanto se faz exercício”, disse.

Os aparelhos são vendidos na Europa, Austrália, no Líbano, Catar e em Israel. Cada unidade custa cerca de 1,9 mil euros. Por enquanto, não há previsão de lançamento no Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *