Bicicleta Motorizada

Três anos com minha bicicleta motorizada

Este mês minha bicicleta motorizada de 50cc 2 tempos fez “aniversário” de três anos…

Ainda me lembro como se fosse hoje quando comprei o kit na Bicimoto e voltei correndo para casa com a caixa debaixo do braço. Estava ansioso para instalar tudo logo e ver a novidade funcionando o mais rápido possível. Em 2009 as bicicletas motorizadas não eram tão comuns como hoje e aqui em Niterói onde moro nunca tinha visto uma na rua. Na verdade não tinha visto nenhuma em funcionamento.

O primeiro problema aconteceu logo após a abertura da caixa. Peguei o motor na mão e tentei encaixá-lo no quadro de minha bicicleta que era uma bicicleta montada em um quadro de alumínio Alfamec. Este quadro é ótimo e muito resistente, mas o espaço disponível no V não permitia a instalação do motor. Esta era a minha bicicleta na época…

 

 

 

 

 

 

 

 

Agora imaginem se este problema me demoveria da idéia de montar minha bicicleta motorizada… De jeito nenhum! Medi o comprimento e a altura do motor e parti para a bicicletaria mais próxima. Lá percebi que um quadro Praiano (Beach Cruiser) serviria. Por sorte a loja estava em promoção e preferi comprar a bicicleta montada. Uma praiana linda, preta e cinza com aros de alumínio, raiação inox e pneus Levorin 26″ x 2.125. Voltei para casa esperando ansioso pela entrega.

Infelizmente isso só ocorreu na manhã do dia seguinte…

A esta altura conhecia todas as peças do kit pois passei a noite inteira futucando nas peças, mal dormi na verdade de tanta ansiedade.

Primeiro passo instalar a coroa traseira na roda. O serviço foi meio chato pois são 9 parafusos prendendo a coroa a 3 meias luas que fixam o conjunto diretamente nos raios. Gostei do resultado pois apesar da demora a coroa ficou perfeitamente alinhada e imponente. Roda de volta ao quadro.

Peguei então o pequeno motor de 50cc e coloquei no quadro, uma braçadeira na frente, outra atrás e 4 parafusos depois minha nova bicicleta parecia mais com uma moto do que com uma bicicleta. Carburador, descarga, cabos de acelerador, embreagem, corrente, esticador e tanque foram instalados na sequência. As conexões elétricas foram rápidas pois era só ligar os fios de cor igual entre o magneto e o CDI idem no corta corrente.

Gostei de ver neste momento um saquinho plástico no fundo da caixa com a inscrição Tool Kit onde encontrei chave de vela, vela sobressalente e um sacador de pinhão. Confesso que nem sabia que vinha no kit. Este foi o momento de uma pausa para as primeiras fotos.

 

 

 

 

 

 

 

A corrente ainda precisava ser esticada e os fios presos junto ao quadro. Confesso que era difícil segurar a ansiedade de vê-la em funcionamento.

Últimos ajustes feitos chegou a hora de abastecer 63Ml de óleo 2 tempos em um galão, 1 litro de gasolina sacudi bem e coloquei aquela mistura no tanque. Abri a torneira de combustível e pude ver pela mangueira transparente a gasolina descendo. Uma última pausa para mais uma foto antes de sair…

 

 

 

 

 

 

 

 

Abri o portão e me alinhei com a bicicleta motorizada na rua como um piloto de avião prestes a decolar na cabeceira da pista, o coração batia acelerado… Dei duas ou três pedaladas fortes e soltei a manete da embreagem e para minha alegria o motor pegou de primeira…

Parei imediatamente a bicicleta motorizada e com a manete da embreagem pressionada olhei para baixo para ver se estava tudo no lugar. Esperei que esquentasse e parti para minha primeira volta.

A desconfiança diante do novo é inevitável e me limitei naquele dia a duas ou três voltas na quadra. A sensação de prazer é indescritível. Andar de bicicleta sem pedalar então é inexplicável. Voltei para casa muito feliz com o primeiro teste.

Olhando a bicicleta motorizada a noite comecei a pensar em equipá-la melhor. E comecei a fazer minha lista. Bagageiro, selim de melhor qualidade, dínamo, velocímetro, retrovisor, paralamas, buzina e para finalizar um par de olhos de gato nas rodas.

Na ida até o Cicle para comprar as peças reparei como a bicicleta motorizada chamava atenção na rua. As pessoas olhavam, apontavam e sorriam… Quando estacionei na frente do Cicle logo fui cercado e bombardeado de perguntas… “Quanto custa?”, “Aonde você comprou?”, “Quanto Km/l?”, “Corre muito”… Foi uma loucura.

Peças foram compradas e instaladas e minha bicicleta motorizada ficou exatamente como eu queria… Nesta altura da história já nem deixava que ficasse na garagem recolhendo-a todas as noites para dentro de casa…

 

 

 

 

 

 

 

 

Além de mais confortável agora ela tinha iluminação o que me permitiria andar a noite. O estilo ficou parecido com as bicicletas das décadas de 50 e 60 que vinham de fábrica com muitos dos acessórios que instalei.

Passou-se o primeiro mês e pude perceber que com 2,5 Lts eu conseguia uma média de 150Km com um tanque. As idas ao posto se tornaram bem menos frequentes do que na época em que andava de carro.

Com a confiança adquirida passei a fazer passeios cada vez maiores com minha bicicleta motorizada de 50cc. O tempo foi passando e finalmente cheguei aos 500Km ou ao fim do período de amaciamento. Com a redução da quantidade de óleo 2 tempos misturado à gasolina ela passou a ligar ainda mais rápido e a fazer médias ainda melhores chegando aos 162Km por tanque.

O tempo foi passando bem como a quilometragem… Hoje com três anos de uso e mais de 16 mil quilômetros rodados minha primeira bicicleta motorizada continua a me servir com a mesma valentia de quando era zero quilômetro. O quadro agora é vermelho, os pneus foram trocados, o farol a dínamo deu lugar a um farol halógeno ligado diretamente ao magneto, ganhei mais conforto com a instalação de uma suspensão e um freio a disco mecânico.

 

 

 

 

 

 

 

 

As tampas foram pintadas de preto, o suporte do motor foi trocado bem como vela, elemento filtrante e os pads da embreagem… Mas isso em 3 anos de uso e mais de 16 mil quilômetros não representa muita coisa. Sem falar que as peças de bicicleta são muito mais baratas se comparadas às de carros e motos.

 

 

 

 

 

 

 

Já perdi a conta de quantas ofertas recebi… Já comprei mais um kit de 50cc 4 tempos na Bicimoto e montei outra bicicleta motorizada mas esta cinquentinha continuará comigo por muitos e muitos anos. Hoje ando mais na 4T, na verdade porque tenho mais ciúme e cuidados com a primeira mas sempre que o sol brilha forte tiro a 50cc da garagem e saio para uma volta…

O prazer é o mesmo do 1º dia… E lá se vão 3 anos…

 

 

 

 

 



 

 

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