Dicas Bicimoto

Ligando um farol no magneto de sua Bicimoto 2T

A grande maioria dos proprietários de Bicimotos não usa faróis ( o que é errado), ou usa faróis a pilha ou dínamo. Os inconvenientes dos faróis a pilha são vários. A começar pelos piores deles… O alto custo das pilhas alcalinas e o descarte quando descarregam já que poucas cidades Brasileiras dispõe de caixas de coleta para reciclagem deste tipo de material altamente tóxico. Já os faróis a dínamo tem iluminação precária em baixas velocidades.

O sistema elétrico de uma Bicimoto é extremamente simples e por isso mesmo confiável. É composto basicamente de um magneto que gera a energia necessária para carga do CDI e funcionamento do motor e em fio independente (o fio branco do chicote) 6V-3W adicionais que podem ser usados para instalar um acessório elétrico de sua escolha que necessite de 6V para funcionar e tenha um consumo máximo de 3W.

Veja o diagrama elétrico do seu motor 2 tempos (50 ou 80cc)

 

 

 

 

 

Caso não deseje utilizar o fio branco basta isolá-lo com fita. Caso pretenda instalar um acessório como farol dianteiro, por exemplo, ele será o positivo (+) e o negativo (-) do farol deverá ser conectado ao fio preto que sai do magneto.

Existem muitas opções de faróis a venda. O único fator que você deverá levar em conta na hora de comprar o seu recairá sobre a voltagem gerada pelo magneto de sua Bicimoto 6V-3W. Faróis que usem 4 pilhas de qualquer tamanho são de 6 volts já que cada pilha tem 1,5V (1,5V x 4 = 6V) e os 3W se referem à “potência” ou “consumo” da lâmpada.

Na minha instalação eu usei um Farol Halógeno JY 822B como o da imagem abaixo. Foi comprado no site da Bicimoto ( http://www.bicimoto.com.br/ecommerce_site/produto_6123_4847_Farol-Halogenio ).

 

Gostei deste farol porque as especificações dele são exatas para o magneto das nossas Bicimotos, ou seja, 6V (4 pilhas pequenas) com consumo de 3W.

Para ligá-lo ao magneto aumentei o comprimento dos fios branco (+ 6V) e preto do magneto (-) em uns 50cm ou o suficiente para chegar ao farol. Abri a tampa do farol e soldei o fio branco ao positivo (+) e o fio preto ao negativo (-) do interruptor de forma a mantê-lo funcional.

Fiz um suporte de alumínio de forma a fixá-lo diretamente na mesa do guidão mas na falta deste pode-se instalar com a braçadeira original do farol no guidão.

Suporte de alumínio feito em casa

 

Fixado o suporte na mesa do guidão (logo abaixo da porca de fixação do canote) bastou aparafusar o farol no lugar. Para o acabamento utilizei conduíte corrugado preto em todo o sistema elétrico. Vejam a posição do farol instalado (o que aparece acima é um Serfas a pilha em vias de ser aposentado).

 

Uma informação importante…

Se o farol escolhido necessitar de mais do que 6V-3W para funcionar ao ser ligado, o motor de sua Bicimoto desligará automaticamente porque neste caso o consumo do farol excederá a energia produzida pelo magneto. Escolha o modelo do seu agrado, instale e bom passeio!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *