Histórias de bicicletas

Indian Camelback

As motocicletas Indian foram fabricadas de 1901 a 1953 em Springfield – Massachusets pela Hendee Manufacturing Company que só veio a ser chamada de Indian Motorcycle Manufacturing Company em 1928.

Para conhecer um pouco da história destas clássicas e a qualidade de seus produtos basta começarmos com os 3 primeiros lugares no Isle of Man Tourist Trophy em 1911 o que foi um feito incrível dado o nível das adversárias, as condições precárias da pista e o pouco tempo de uso e testes destes modelos antes da prova.

A Indian ficou conhecida pelos modelos populares Scout fabricado entre 1920 e 1946 e a Chief fabricada entre 1922 e 1953

Aqui uma Scout de 500cc fabricada em 1928

 

A missão desta fábrica não era das mais fáceis já que tinha como concorrente nada mais, nada menos que a Harley Davidson…

Mas entre todas as maravilhosas motocicletas produzidas pela empresa de Springfield uma (para nós amantes das bicicletas motorizadas) é especial. A Indian Camelback.

Esta bicicleta motorizada recebeu este nome porque seu tanque de combustível de 5 litros era posicionado sobre o paralama traseiro e seu formato lembrava a corcova de um camelo… Dai o nome Camelback.

O quadro era simples, mas muito bem construído. Pela primeira vez o motor de 2,5cv fazia parte da estrutura do quadro o que era inédito em bicicletas motorizadas naquela época. O primor no acabamento, a profusão de cromados e pequenos “mimos” como kits de ferramentas, selim com molas em couro e o desempenho de mais de 30Mph (quase 50Km/h) despertavam curiosidade e cobiça.

Detalhe da plaqueta original desta Indian Camelback zero quilômetro (sim ela foi comprada zero e levada diretamente para o museu.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A esquerda do canote do guidão podemos ver o curioso sistema de acelerador que se constituía de duas alavancas uma para aceleração e outra que funcionava como trava mantendo a Camelback na velocidade escolhida. Dizem que andar ela andava bem, mas parar eram outros quinhentos já que contava apenas com o sistema convencional de freio contra pedal utilizado nas bicicletas da época… Imaginem parar uma destas a quase 50Km/h?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Aqui podemos ver o tanque que deu origem ao nome Camelback e ainda o selim de couro com molas. Vejam o capricho na construção desta bicicleta motorizada. Eixos, canotes, guidão,motor, carburador, linha de combustível, raios e varetas dos paralamas em cromo da melhor qualidade. Até as correntes eram especialmente fabricadas para esta motorizada e seu passo incomum para bicicletas e motorizadas da época a tornavam únicas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Aqui mais duas Camelback retiradas diretamente do museu para esta foto. A que está em primeiro plano não tem mais o banco original mas em compensação tem um acessório interessante que era vendido como opcional na época o “prende pé” no pedal e o farol de acetileno. A que está em segundo plano ainda tem a bomba de encher pneus original feita em latão bem como o selim feito de couro a mão.

As Indian Camelback entraram para a história como as melhores bicicletas motorizadas da década de 20. Ganharam prêmios de design, provas de resistência, corridas em pistas de Board Track e acredite foram um sucesso estrondoso de vendas.

Indian Camelback realmente uma bicicleta motorizada incrível!!

 

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