Bambu: mais uma alternativa à bicicleta motorizada
Bicicleta é feita de bambu e sem o uso de eletricidade.
Se por um lado a bicicleta motorizada vem se fortalecendo cada vez mais no cenário das bikes, por outro vem surgindo constantemente alternativas a ela. O designer Craig Calfee, que já construiu bicicletas para grandes ciclistas profissionais teve a brilhante ideia de desenvolver o projeto Bamboosero, que
ensina homens e mulheres pobres a construir bikes a partir de bambu – uma matéria-prima abundante na maioria dos países em desenvolvimento, forte, flexível e duradoura.
Ele usa a mesma lógica da metáfora sobre dar o peixe ou ensinar a pescar: “Dê a um homem um peixe, e ele terá o que comer por um dia”. “Ensine-o a pescar e ele vai poder alimentar a família por uma vida inteira”. E vai além: “Ensine-o as artes da pesca e ele poderá criar empregos para sua comunidade”. “Compre seus produtos e ele expande seu negócio e prospera”.
Se substituirmos “peixe” por “bicicleta” será fácil entender o propósito de Calfee. Ele faz a ponte entre os produtores de bikes em países pobres com compradores de várias partes do mundo. Além de empoderar pessoas carentes, a produção de bicicletas torna mais fácil o acesso da população local às escolas e aos locais de trabalho e lazer.
O projeto já existe em Gana, Zâmbia, Filipinas, Uganda e Nova Zelândia.