Salão de Tóquio – Motos Verdes ou “ecologicamente corretas”
Tóquio – No Japão a necessidade de diminuição dos níveis de poluição e também de tráfego são levadas a sério pelos fabricantes locais de veículos de 2 ou 3 rodas.
A recessão mundial ficou clara devido à pequena quantidade de veículos expostos em relação às outras edições do Salão de Tóquio, mas este salão sem dúvidas ficou marcado como o que apresentou a maior quantidade e variedade de veículos “alternativos”.
As tradicionais Honda, Yamaha, Suzuki e Kawasaki como sempre compareceram em peso, com diversas opções elétricas expostas em seus stands, estas as verdadeiras atrações destas gigantes das motocicletas.
A Honda surpreendeu a todos apresentando seu protótipo elétrico de corrida A Honda RCE… Enormes freios da Brembo, pneus de competição em aros de 17 polegadas, chassi de alumínio e carenagem integral dão uma pequena idéia do potencial desta super moto elétrica da Honda…
Adiva Cargo 3 – Considerado pela marca taiwanesa um elétrico de carga, esse scooter lembra um carrinho de golfe para apenas uma pessoa. Pesa 180 quilos, tem dois motores elétricos e potência total de 1 kW. Baterias lhe dão autonomia de 50 km.
Yamaha EC-MIU – Triciclo que estreia na feira está posicionado, segundo a fabricante, na categoria dos modelos com motor de 50 cc. Tem comprimento de 1,56 metro, utiliza baterias de íons de lítio e seu motor gera 0,6 kW de potência. Será o futuro das entregas em domicílio?
Kymco Sunboy – Fabricante de scooters de Taiwan levou ao salão parte de sua gama elétrica. A marca está presente no Brasil, onde é vendida pela Kawasaki. Com pouco mais de 50 kg, Sunboy tem motor de 0,5 kW e autonomia de 40 km e visual claramente inspirado nas Lambrettas.
Suzuki Burgman Fuel Cell – Com motor elétrico alimentado por célula a combustível, tem pouco mais de 2 m de comprimento. Trata-se, segundo a marca, do único modelo do gênero no mundo. Autonomia é de 350 km a 30 km/h. Suzuki não divulgou dados de desempenho.
Y125 Moegi – Dando ênfase à beleza da simplicidade, a Y125 Moegi (foto abaixo), é um elegante veículo que cruza linhas modernas com o clássico, uma amostra da filosofia de design da Yamaha. É a união da estética e praticidade de um bicicleta com a facilidade e prazer de utilização de uma moto para o uso diário. A combinação de um motor de 125 cc, um quadro estreito e leve, pneus com baixa resistência ao rolamento e um peso de apenas 80 kg garantem um consumo de formidáveis 80 km/l. Será esta a bicicleta motorizada do futuro?
XTW250 Ryoku – A XTW250 Ryoku é aquilo a que a Yamaha chama de “moto SUV” e possui a resistência e capacidade para trabalhos pesados, que criam uma nova dimensão ao que conhecemos das motos. Foi desenhada para poder ser usada sem limites em qualquer altitude e em qualquer região do território japonês, com excelentes capacidade de carga e de operacionalidade. A combinação de pneus largos, uma ampla base de carga, um depósito estreito e o baixo centro de gravidade, permitem a XTW chegar a qualquer lugar mesmo com terrenos de terra instável. Entre os seus elementos práticos incluem uma proteção de motor que pode ser usada como descanso central, uma tela retrátil, suporte de carga dianteiro e bagageiro, faróis de neblina com leds e duas tomadas de corrente de 100 v, que permite a ligação de vários tipos de ferramentas.
PAS With – Com dimensões muito contidas, a PAS With é uma bicicleta com motorização elétrica que alia as vantagens deste tipo de veículos com a capacidade de se dobrar. Fica assim com umas dimensões muito compactas para ser guardada em qualquer canto ou ser transportada num carro ou ônibus, para deslocamentos mais distantes. Além de leve, prática e confortável, tem suspensões na frente e traseira, usa uma correia no lugar da corrente, eliminando a sujeira provocada pelo óleo e aumentando a durabilidade da transmissão.
Como podemos ver nestes lançamentos a preocupação com o meio ambiente é cada vez maior, muitos destes modelos talvez jamais venham a ser produzidos, mas servem como laboratório para futuros lançamentos. Sem dúvida as grandes motocicletas de 750cc, 1000cc estavam presentes ao salão, mas adivinhem quais foram os modelos que despertaram maior interesse do público e da mídia especializada?