Bike mexicana inova e ‘reinventa’ a roda
Pensando num meio de transporte limpo, o designer mexicano Victor M. Aleman projetou a ‘eco-bicicleta 07’ e adicionou-lhe algo que o parecia improvável: a portabilidade.
A proposta é uma bicicleta batizada de “Eco // 07”, e que possui uma estrutura em triângulo composta de módulos expansíveis. Estes podem ser reduzidos a dimensões ainda menores quando não estão em utilização.
Enquanto lançamentos de bicicletas motorizadas e/ou dobráveis não são nenhuma novidade, esta aqui leva o projeto para um novo nível, com as rodas também dobráveis. Para este conceito foi literalmente necessário reinventar a roda, que através de um sistema de juntas, permite que esta seja desmontada e guardada com uma substancial poupança de espaço.
Todo o sistema pode assim ficar armazenado numa pequena caixa e arrumado no menor dos apartamentos que, infelizmente, cada vez mais constituem a realidade urbana da nossa sociedade. Ou ainda pode tornar-se uma bicicleta de estrada, onde pode ser carregada facilmente por um veículo quando não estiver sendo utilizada. A forma como o sistema é desmontado poderá não ser ainda muito prático, mas, pelo menos, pode ser feito de uma forma organizada. Diria que é um bom princípio rumo a soluções inovadoras para problemas comuns.