Quer saber como funcionam as bicicletas elétricas?
Apesar do enorme sucesso das bicicletas elétricas muitos ainda tem dúvidas sobre seu funcionamento, rotinas de manutenção, carga e também a durabilidade das baterias.
Mas vamos começar Pelos tipos de instalação do motor que podemos encontrar nas bicicletas elétricas. Hoje encontramos bicicletas com motor dianteiro, traseiro, conectado diretamente ao eixo traseiro, conectado diretamente ao pedivela.
O posicionamento das baterias que alimentam o motor elétrico também pode mudar de modelo para modelo.
O posicionamento das baterias varia muito mais em função do fato de ser um kit ou uma bicicleta elétrica montada. No que toca a dirigibilidade o posicionamento do pack de baterias pouco influi.
Além dos packs de bateria que são essenciais à alimentação do motor elétrico e do próprio motor (ou motores) as bicicletas elétricas necessitam do seguinte conjunto de componentes para funcionar:
1º Motor elétrico
2º Pack de baterias
3º Acelerador eletrônico
4º Controlador eletrônico que também é chamado de drive
5º Recarregador de baterias inteligente e multi voltagem (110 2 220 Volts)
Tipos de motores elétricos:
Brushless – São os motores sem escovas, também conhecidos como motores de passo ou de indução elétrica. São mais modernos e silenciosos do que os modelos Brush (com escovas) e tendem a ser mais econômicos também. Estes praticamente não tem manutenção já os modelos Brush (com escovas) precisam ter as escovas trocadas de tempos em tempos como em aparelhos de uso doméstico como furadeiras, bombas d’água, batedeiras e liquidificadores. Hoje o tipo mais comum (e o que recomendamos) é o Brushless.
Tipos de bateria:
Chumbo-Ácido e Íons de Lítio – As baterias de Chumbo-Ácido são mais acessíveis do que as de Íons de Lítio. As baterias utilizadas em bicicletas elétricas são do tipo selado. Não necessitam de manutenção como colocação de água destilada ou qualquer outro produto sejam elas de Chumbo-Ácido ou de Íons de Lítio.
A tensão destas baterias é sempre 12 V. O que determinará a quantidade de baterias usadas é a tensão do motor que equipa a bicicleta elétrica. Os motores mais comuns são os de 12 V, 24 V, 36 V e 48 V.
Logo para alimentar um motor de (por exemplo) 48 V são necessárias 4 baterias ligadas em série 12 + 12 + 12 + 12 = 48 V
Outro fator importante e que deve ser observado na hora de substituir as baterias de sua bicicleta elétrica é a Amperagem (Ah). Nas baterias de Chumbo-Ácido encontramos os seguintes valores: 8 Amp, 9 Amp e 10 Amp (ou Ah). Vale ressaltar que apenas a voltagem aumenta quando as baterias são ligadas em série a amperagem permanecerá a mesma.
As baterias de Chumbo-Ácido não possuem “efeito de memória” de carga como muitos imaginam. Mesmo assim deve ser mantida sempre carregada bem como recomenda-se que sejam totalmente recarregadas após cada uso. A “vida útil” de uma bateria de Chumbo-Ácido é de aproximadamente 450 a 500 ciclos ou cargas o que dependerá diretamente das condições de uso e rotinas de recarga.
Aceleradores:
Os dois tipos mais comuns são o giratório ( como nas motos, scooters e bicicletas motorizadas) e o acionado pelo polegar ( como em jetskis e quadriciclos). O tipo mais comum nos kits e bicicletas elétricas montadas a venda no Brasil é o giratório.
Controlador:
O controlador é a “central eletrônica” de sua bicicleta. Fica acoplado ao pack de baterias ou em área específica no caso de bicicletas montadas. Sua função básica é o gerenciamento de todo o sistema eletro eletrônico de sua bicicleta.
Recarregador de Bateria:
Funcionam exatamente como os carregadores de nossos telefones celulares e outras gadjets eletrônicas. Quando conectados às baterias recarregam-nas até o limite desligando automaticamente em seguida. A grande maioria deles é do tipo multi voltagem, ou seja podem ser conectados em tomadas de 110 V como 220 V. mas por questão de bom senso é melhor sempre conferir a voltagem antes de conectá-lo à tomada. Durante o processo de recarga das baterias é normal que o recarregador aqueça, não se preocupe, é uma característica de funcionamento do equipamento e não um defeito. Quase todos os modelos dispõe de 2 Leds um verde que indica que a carga está em andamento e um vermelho que indica que a bateria está completamente carregada. (Obs: Não deixe as baterias conectadas ao carregador por mais de 24 horas sob o risco de causar danos irreparáveis)
Bicicletas elétricas e chuva/água:
A resistência das bicicletas elétricas a água será determinada pelo tipo de packs de baterias, motor, acelerador e controlador. Neste caso siga sempre as recomendações do fabricante e seu bom senso. Caso o sistema seja exposto a água excessiva no máximo deixará automaticamente de funcionar não representando jamais risco de choque elétrico.
Com tempos de carga cada vez menores, motores cada vez mais potentes e silenciosos e autonomia suficiente para em média 50 ou 60 Km de uso as bicicletas elétricas são uma ótima opção de transporte individual e laser. Instale um kit em sua bicicleta ou escolha o modelo de bicicleta elétrica montada que mais lhe agrada…
O planeta agradece!