Nulla Bike – Reinventando a bicicleta
A Nulla Bike é uma bicicleta diferente, especial. Não é uma bicicleta motorizada. Não é uma bicicleta dobrável. Não está à venda, nem sequer em produção. Esta bike é apenas um protótipo, um projeto que passa por conceitos como a elegância, o design e a ergonomia.
O seu criador apresenta assim uma ideia original que não passa despercebida em nenhuma ocasião.
Num curto espaço de tempo espalhou-se na internet, boatos sobre sua produção gerando diversos debates entre os amantes do ciclismo. Também as publicações online e revistas de design não ficaram à parte do novo objeto da Bradford Waugh Design (Filadélfia, EUA), que neste momento pesquisa novas formas de melhorar – ainda mais – o design da peça.
O que tem de tão especial esta bicicleta? A melhor pergunta seria o que ela não tem.
A Nulla Bike não tem raios, corrente, e nem mesmo os eixos das rodas, que foram substituídos por dois pequenos cilindros que fazem mover as rodas ocas. Além do estilo e da leveza, esta peça deixa-nos simplesmente boquiabertos: usa um sistema de engrenagem direta, fazendo com que se pareça um conjunto de curvas abertas, de aspecto bastante minimalista.
As rodas giram presas por um trilho com rolamentos que suportam todo o peso. E ainda, a roda traseira é tracionada por uma engrenagem dentada. Não é preciso dizer que para suportar toda a tração e peso em uma posição fora do eixo, esse trilho é extremamente resistente e provavelmente caro.
Nulla, que significa literalmente “nada”, é, por enquanto, apenas um conceito, mas tem potencial para entrar no mercado num futuro próximo.
Quem sabe se dentro de uns anos não deixaremos de ter problemas quando a corrente salta?